15.9 C
Timbó
sexta-feira, 19 de julho de 2024

Profissionais da Educação participam de seminários

Data:

Profissionais da Educação participam de seminários
FORMAÇÃO: Eventos realizados pela Secretaria de Educação de Indaial têm como objetivo discutir …

Cleiton Baumann

INDAIAL – A educação é hoje um dos temas mais discutidos no mundo. A qualidade da educação na rede pública tornou-se um desafio em função da fragilidade da estrutura familiar e banalização da escola pela sociedade. Com este pensamento, a Secretaria de Educação organizou um cronograma de ações que envolvem a formação continuada dos profissionais da área. Uma das primeiras ações foi a realização do Seminário de Educação Infantil, que aconteceu no dia 10 de agosto, segunda-feira, das 8h às 12h, no Teatro da Uniasselvi de Indaial.
O seminário trabalhou o tema “A Organização do Espaço Temporal na Educação Infantil” e atingiu todos os profissionais da rede municipal que atuam na educação infantil. A palestra, que foi ministrada pela profissional Roseli Nazário, destacou que a educação infantil, no Brasil, é reconhecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como a primeira etapa da educação básica. A legislação expressa a necessidade de as crianças terem tempo e espaço físico que propiciem condições educativas, estimuladoras de suas capacidades e potencialidades.
Roseli observou que a escola é um espaço de trocas e de construções coletivas definidas na filosofia, nos princípios educativos implícitos no projeto pedagógico assumido pela equipe escolar. É importante que a sala de aula seja um lugar motivador, em que se acolham as diferentes formas de ser e de agir, contempladas nos projetos de trabalho, nos quais as crianças vivenciam suas experiências e descobertas. Nesse espaço, emergem ideias a serem cuidadosamente trabalhadas, implementadas pelos envolvidos nas atividades previstas em tais projetos: crianças, pais, educadores e pessoas convidadas a dele participarem. A sala é também o lugar do jogo, do faz de conta, da liberdade e do desenvolvimento da imaginação. Lugar em que as crianças sentem-se seguras, estimuladas, motivadas, tendo favorecido seu desenvolvimento.
Dentro da programação da formação continuada, a Secretaria de Educação organizou na terça-feira, dia 11 de agosto, o Seminário do Ensino Fundamental. O encontro aconteceu das 8h às 12h, no teatro da Uniasselvi, e trabalhou o tema: “Avaliação e Recuperação Paralela”. A palestra foi ministrada pelas profissionais Clarice Pires e Verônica Gesser e teve como foco os professores e gestores do ensino fundamental.
A secretária de Educação, Silvana Góes da Costa, adianta que, além dos seminários já realizados, durante o segundo semestre de 2009, a proposta de Formação Continuada prossegue, com um encontro mensal até novembro de 2009, sendo os cursos criteriosamente organizados, atendendo as especificidades de cada segmento da rede de ensino municipal de Indaial.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui