18.1 C
Timbó
terça-feira, 16 de julho de 2024

Programação de Natal abre na sexta-feira em Indaial

Data:

Programação de Natal abre na sexta-feira em Indaial
EVENTO: Uma ampla programação foi criada pela Fundação Indaialense de Cultura para comemorar o n …

Thomas Erbacher

LILIANI BENTO/JMV

INDAIAL ? O Natal em Indaial é o maior evento realizado pela Fundação Indaialense de Cultura (FIC) e terá início na sexta-feira, dia 12, com o acendimento da iluminação nos jardins da entidade e praças da cidade, além de apresentações culturais. A diretora Marli Bontempo Peixe explica que foi necessário adiar o início da programação, que seria na semana passada, em virtude dos problemas ocorridos na cidade oriundos das enxurradas.

- Publicidade -

Porém, apesar de algumas modificações, as festividades seguem o cronograma. Tanto que há uma programação especial para ser exibida nos abrigos, se ainda houver pessoas desabrigadas e desalojadas no Natal, e no Hospital Beatriz Ramos.

Há 15 anos, a FIC procura integrar a comunidade neste evento com o objetivo de que todos participem das festividades do Natal. São envolvidas igrejas, escolas, indústrias, comércio e entidades de classe, além de toda a comunidade. Tanto que algumas pessoas participam da Encenação do Auto Natalino, que congrega cerca de 100 integrantes.

A entidade se preocupa com a preservação das tradições natalinas trazidas pelos antepassados e realiza eventos que contemplam a religiosidade como: a encenação do Auto Natalino, a celebração do Natal ecumênico com a procissão de velas; das apresentações de Corais, recitais e orquestras; Encontro de Ternos de Reis e também realiza eventos que contemplam o Natal comercial, como a Casa do Papai Noel.

O Natal deste ano conta com a parceria de empresários e também patrocínio do Ministério da Cultura, através da captação de verbas nas empresas Albany, Metalúrgica Fey, Lojas Hardt e Cooper, patrocinadoras oficiais. Numa iniciativa da CDL, as Praças ganham decoração especial, com garrafas pet, contribuindo assim, para deixar a cidade mais bonita, decorada, e iluminada, e o ambiente urbano mais limpo.

Visita à Casa do Papai Noel será solidária

Para ajudar as vítimas das enxurradas, a FIC está cobrando como ingresso para a visita à Casa do Papai Noel brinquedos e alimentos não-perecíveis, que serão doados para os mais necessitados. A Casa do Papai Noel conta com recepção, sala, suíte, cozinha, sala de brinquedos, lareira e biblioteca. As crianças que visitarem a casa serão recepcionadas pelo simpático Papai Noel. As escolas e unidades de educação infantil (crianças de zero a 8 anos) da rede municipal farão as visitas sob agendamento e a entrada será gratuita até a próxima sexta-feira, dia 12, das 14h às 18h.

O Auto Natalino é um dos momentos mais importantes e bonitos de toda a programação. São utilizadas diferentes formas de expressão cênica para retratar o Natal em Indaial. As apresentações ocorrem em uma imensa área, que será dividida entre atores e expectadores, e no entorno, plantas, árvores e um lago natural.

De acordo com Marli, a proposta deste ano é de transformar a verdadeira história do nascimento de Jesus Cristo em um encontro perfeito entre a cultura popular e seus artistas, os quais traduzirão a releitura e a tradição natalina através da encenação da milenar história extraída da ?Sagrada Escritura?.

Domingo e segunda-feira, dias 14 e 15, haverá o ?Espetáculo de Natal Sobre Rodas? com o grupo de Patinação Artística da FIC. O ingresso também será um brinquedo ou alimento não-perecível. O espetáculo é baseado na obra do jornalista e escritor, Antoine de Saint-Exupery, no livro ?O Pequeno Príncipe?.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui