14.8 C
Timbó
sábado, 13 de julho de 2024

Revendas de carros usados receberão injeção de recursos

Data:

Revendas de carros usados receberão injeção de recursos
Veículos: Governo federal anunciará linha de crédito de R$ 2,5 bilhões para socorrer o comércio …

Thomas Erbacher

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Na tentativa de conter demissões, o governo federal acena com a possibilidade de socorrer mais uma vez o comércio de carros, só que agora o de usados. O Banco do Brasil está perto de anunciar linha de crédito no valor de R$ 2,5 bilhões para as revendedoras de carros de segunda mão. A informação parte do presidente da Associação dos Revendedores de Veículos do Estado de Santa Catarina ? Assovesc, Alessandro Anacleto da Silva, que esteve em reunião, no final do mês de janeiro, juntamente com representantes da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos ? Fenauto, em Brasília, com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e com o presidente do Banco do Brasil, Antonio Francisco de Lima Neto.

- Publicidade -

Alessandro destaca que a linha de crédito está praticamente liberada. Ou seja, ela já se encontra na fase final dos acertos técnicos. ?Os recursos vão chegar em boa hora. O dinheiro é para capitalizar os lojistas que perderam 20% do capital com a depreciação dos usados?, diz o presidente ao observar que esta será mais uma iniciativa que constará do novo pacote de socorro do governo para estimular a economia e reduzir efeitos da crise financeira mundial.

Hoje as revendas estão enfrentando problemas em se manter no negócio. Isso aconteceu, segundo Alessandro, por dois fatores: aumento das taxas de juros refletindo o agravamento da crise financeira mundial que reduziu a liquidez do sistema financeiro; e, em seguida, pela redução da alíquota do IPI para carros novos que desestimularam as vendas dos usados.

O presidente da Assovesc destaca ainda que a região do Médio do Vale do Itajaí, ao contrário dos demais municípios de Santa Catarina, está vivendo um momento atípico do cenário nacional. ?Neste mês houve um crescimento de 10% superior as vendas do mesmo período de 2008?, adianta Alessandro ao afirmar que os lojistas devem acreditar no mercado, pois hoje estatisticamente o automóvel é um dos bens de consumo mais desejado pelo consumidor.

Alessandro observa ainda que em média 70% dos carros comercializados na região são financiados, sendo o restante pago à vista. A Assovesc representa hoje 2.200 lojas no Médio Vale do Itajaí, sendo que 181 lojas são classificadas pelo presidente da entidade como sendo as melhores da região. ?São aquelas que prezam pela qualidade da venda e não pela quantidade vendida?, frisa Alessandro ao informar que em Indaial a Associação trabalha com 12 lojas, e em Timbó, com outras 16 lojas associadas.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui