16.7 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Rodovia BR-470 deve estar duplicada até final de 2010.

Data:

Rodovia BR-470 deve estar duplicada até final de 2010.
SEGURANÇA: A promessa, a princípio, é de que a obra inicie entre Blumenau e Indaial, trecho consi …

Thomas Erbacher

LILIANI BENTO/JMV

INDAIAL ? Se tudo der certo e os prazos forem cumpridos, a população do Vale do Itajaí estará desfrutando da duplicação do trecho da rodovia BR-470, entre Navegantes e Timbó, até o final de 2010. Na última terça-feira, dia 28 de outubro, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura (DNIT), João José dos Santos, em uma reunião realizada na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), em Blumenau, garantiu que os estudos de Impacto Ambiental e de Viabilidade Técnico-Econômica (EIA-RIMA) devem ser contratados já na próxima semana.

- Publicidade -

Para 2009, estão previstas as licitações do projeto e da obra. A expectativa é de que o processo de duplicação tenha início até o final do próximo ano. O tão acalentado sonho da duplicação da BR-470 parece que, desta vez, se tornará real. E a promessa, a princípio, é de que a duplicação tenha início no trecho entre Blumenau e Indaial, considerado o mais crítico da rodovia. De acordo com Santos, os estudos tendo início em novembro, devem ficar prontos até o final do primeiro semestre de 2009, o que possibilita o início da obra no mesmo ano. A previsão é de que fique pronta até 2010.

A duplicação deste trecho da BR-470, com aproximadamente 74 quilômetros, está contemplada no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Em princípio, trata-se de uma obra com custos aproximados em R$ 124 milhões, incluindo seu projeto e construção. Mas os valores podem mudar após a realização dos estudos.

Duas outras obras são prioritárias para que, juntas com a duplicação, desafoguem o trânsito em toda a região. Uma delas, segundo o superintendente, é a construção do viaduto na Via Expressa, em Blumenau, que já está contemplado no projeto. A outra obra é o viaduto da Mafisa, que está em obras desde setembro do ano passado, e sofre um impasse com a falta de algumas desapropriações. O DNIT já desapropriou alguns terrenos para o início da obra. O restante é responsabilidade da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado.

Paralelamente, será feita a licitação para outro projeto de melhorias na BR-470, entre Timbó e a BR-116, próximo a Curitibanos. Estas melhorias envolvem rotatórias, terceiras faixas e outras obras que tornarão o trânsito mais ágil e seguro na BR-470, principal via de escoamento da produção industrial em todo o Vale do Itajaí.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui