14.4 C
Timbó
terça-feira, 25 de junho de 2024

Rotary Club completa 50 anos servindo a comunidade

Data:

Rotary Club completa 50 anos servindo a comunidade
SOLENIDADE: Reunião festiva em comemoração ao aniversário acontece hoje, dia 26, na Sociedade Re …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL –
“Dar de si, antes de pensar em si”. Cumprir o significado desta frase foi e continua sendo o grande objetivo do Rotary Club de Indaial, que completou no último dia 21 de junho, 50 anos de fundação. Para comemorar a data, acontece na noite de hoje, dia 26 de junho, às 20h, na Sociedade Recreativa de Indaial, uma reunião festiva. Na oportunidade acontecerá uma solenidade que será marcada pelo reconhecimento e homenagens às pessoas e entidades que contribuíram com sua existência.
A história dos 50 anos do Rotary Club de Indaial é marcada pela realização de diversas ações em prol da comunidade, não só de Indaial, mas de toda a região. Segundo dados repassados pelo atual presidente da entidade, Wilson Jacob Schmitt, e pelo coordenador da Comissão de Resgate Histórico, Marino Patrício, o Rotary Club Indaial foi fundando no dia 21 de junho de 1959. Na época da sua fundação, o Rotary Internacional – RI estava presente em 115 países, 10.431 clubes e 484.500 rotarianos. Hoje, 50 anos após, o RI está presente em 200 países, com 33.260 clubes rotários e 1.220.413 rotarianos.
Já o Distrito 465, do qual o Rotary Club Indaial veio fazer parte, estava presente em todo o Estado, com 25 clubes e 554 rotarianos. Hoje o Distrito passou a ser Distrito 4650 e conta com 52 clubes e 1.185 associados. Sem considerar os dois outros Distritos desmembrados, o D-4740 (Planalto e Oeste) que conta com 48 clubes e 1.025 associados e Distrito Leste e Sul que conta com 51 clubes e 1.001 sócios. Na época da fundação o presidente do RI era o companheiro Harold Thomas e o secretário geral, George R. Means.
Já o governador do Rotary era Pedro Milanez e o primeiro presidente do Rotary Club Indaial em 1959 foi Hilário Buzzarello. O Rotary ao ser fundado em 1959 contava com 30 sócios, que eram pessoas de destaque da indústria e comércio e profissionais liberais que desejavam obter esclarecimentos sobre Rotary e seu funcionamento.

Parceiros de um projeto mundial
O Rotary Club de Indaial, logo após a sua fundação, se tornou parceiro do RI no maior empreendimento do Rotary: a erradicação da poliomielite. Trabalhando junto à Organização Mundial da Saúde, ao Unicef, aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e aos governos nacionais, o Rotary contribuiu com centenas de milhões de dólares e inúmeros voluntários através do programa PólioPlus. Os rotarianos são responsáveis pela entrega da vacina aos governos, que hoje já conseguem fazer a aplicação das gotinhas com equipe própria.

Ações na comunidade indaialense
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaial o Rotary Club Indaial ajudou a construir a Creche Hilário Buzzarello, hoje denominada Escola de Ensino Fundamental Hilário Buzzarello. Os companheiros do Rotary Club Indaial foram os responsáveis pela instalação da agência do Banco do Brasil na cidade.
A inauguração do Marco Rotário de Indaial, cuja segurança do Rotary International esta no trabalho coeso das suas Quatro Avenidas de Serviços (Serviços Internos, Serviços Profissionais, Serviços à Comunidade e Serviços Internacionais).
O Rotary, desde a sua fundação, esteve envolvido com as ações em benefício da Apae de Indaial e região. O companheiro Heinz Schutz levou através de palestras a questão do excepcional para a comunidade rotária. O objetivo de Heinz era o de mostrar na prática que se pode habilitar para o trabalho a criança excepcional.
Por muitas vezes o Rotary Club Indaial foi chamado a estar à frente do Grupo de Escoteiro Duque de Caxias de Indaial e da Sociedade Beneficente Hospital Beatriz Ramos. A sede de 25 metros quadrados no Bairro Rio Morto, onde hoje está instalado o Grupo de Escoteiros Duque de Caxias, foi uma conquista do Rotary Club Indaial.
Em 1992 foi padrinho do Rotary Club Indaial Palmeira, que tornou-se um clube atuante na comunidade, transformando-se em um exemplo dentro do Distrito 4650. Já em 2008, o Rotary Club Indaial foi padrinho do Rotary Club Indaial Nações que, após um ano de fundação já é destaque na comunidade regional com a realização de diversos projetos.
Para Wilson e Marino, uma grande conquista do Rotary, foi à implantação do Banco Artur Hardt de Cadeiras de Rodas. Entidade que mantém 50 cadeiras de rodas que são cedidas em comodato a pessoas necessitadas da comunidade indaialense. O Torneio “Gijo o Companheirão” que desenvolve atividade esportiva, recreativa e principalmente de companheirismo, foi criado pelo Rotary Club Indaial em 1981.   
Marino Patrício, que era presidente do Rotary Club de Indaial, quando ele completou 25 anos de fundação, afirma que a ação do Rotary é muito vasta, mas os registros são poucos, porque existia uma lenda de que o Rotary produzia e não propagava as suas ações.

- Publicidade -


[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui