22 C
Timbó
sábado, 20 de julho de 2024

Ruas centrais recebem canalização de esgoto

Data:

Ruas centrais recebem canalização de esgoto
SANEAMENTO: Obras realizadas nas ruas do Centro devem ser finalizadas em breve …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Dar continuidade ao projeto de saneamento no município. Esta é a prioridade da Secretaria de Saneamento Ambiental – Sesam, coordenada por Jânio Vilson Aviz – Nico. A Sesam está empenhada na continuação das obras de instalação da rede coletora de esgoto na parte central da cidade. Segundo Nico, essas obras iciaram na rua Dr. Blumenau, próximo a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL. “Quando iniciamos os trabalhos na rua, após fazer um trecho, encontramos uma rocha de mais de três metros de altura (no pico mais alto) e tivemos que parar os trabalhos naquela área”, explica Nico.
Neste sentido, a obras subiram para a avenida Getulio Vargas, onde foi realizada a colocação da canalização de esgoto até a rua Amadeu Felipe da Luz e a rua Tiradentes. “Nestas ruas foram enterrados os tubos faltando repor o calçamento”, adianta Nico. Também já foi concluída a tubulação na avenida Pioneiros e na rua Frederico Hardt. O secretário observa que assim que terminar a tubulação em todas as ruas iniciadas, a equipe da empresa executora da canalização de esgoto deverá retornar à rua Dr. Blumenau para verificar a melhor forma de trabalho junto a rocha lá existente.
Nico explica que, para que haja continuidade nas obras de canalização de esgoto, será necessário, primeiramente, fazer uma revisão do saldo dos contratos. “Tivemos custos com mão-de-obra em razão da rocha encontrada que não estavam orçados no valor inicial da obra”, destaca. O secretário adianta que somente após verificar o saldo, terá condições de afirmar se será dada continuidade a canalização na avenida Getúlio Vargas e na Marechal Deodoro da Fonseca até a antiga Estação Ferroviária. “Este projeto foi licitado em 2007 e para dar continuidade, os valores precisam ser revistos”.
Ele informa ainda, que está em fase de licitação a construção de uma elevatória, no Centro, próximo a guarita da Prefeitura. Ele observa que a realização dos projetos e a fiscalização da conclusão dos mesmos é um compromisso da Empresa Habitark Engenharia Ltda. Os recursos para a execução do projeto de Saneamento Básico em Indaial são provenientes 75% do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 25% de contrapartida do município.
O secretário de Saneamento e Meio Ambiente ressalta que o valor investido será superior a R$ 12 milhões, contadas as obras já realizadas e as futuras que deverão ser iniciadas para a conclusão do projeto de Saneamento Básico.  O prefeito Sérgio Almir dos Santos acredita que a realização deste projeto é um grande desafio, porque as obras que se iniciaram em 2008, foram mal planejadas e mal executadas. Na última semana o prefeito exigiu a presença do dono da empreiteira responsável, que pela primeira vez, visitou as obras. Na oportunidade, Serginho solicitou que a empresa desse um rápido andamento na realização das obras, para que o comércio local não fosse prejudicado.  

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui