19.5 C
Timbó
quarta-feira, 12 de junho de 2024

Semanada Folclórica promove, no sábado, Noite Açoriana.

Data:

Semanada Folclórica promove, no sábado, Noite Açoriana.
CULTURA: No cardápio serão servidas sopas diversas com receitas oriundas de Portugal. Domingo, a f …

Thomas Erbacher

LILIANI BENTO/JMV

INDAIAL ? Todos os caminhos levam os indaialenses, neste sábado, dia 16, a Noite Açoriana, que faz parte da Semanada Folclórica. caldo de peixe, caldo verde, canja de galinha e sopa de feijão branco acompanhados de torradas, salada verde, farinha, farofa e pães, formam o cardápio delicioso desta primeira noite gastronômica, que seguirá até o dia 25. Ainda haverá a noite polonesa, italiana, gaúcha e mais uma açoriana, além de uma tarde alemã. Dentro das festividades, ocorreu ontem, na abertura, a Mostra de Pratos Típicos, da qual toda comunidade podia participar levando uma receita diferente.

- Publicidade -

Além dos pratos típicos italianos, as pessoas poderão também apreciar as apresentações de Terno de Reis com a Família Dias, de Blumenau, Estrela do Oriente, de Indaial, Estrela Guia, de Joinville, e quadrilha, pau de fita e boi de mamão com o grupo folclórico São João Batista.

No domingo, é dia de se deliciar com a Tarde Alemã, na qual haverá um café colonial com bolos, tortas, pastelão, pão quente, palmito cremoso, pão picante, pastéis, entre outras iguarias típicas da Alemanha. Também haverá apresentação do grupo folclórico Alemão da Fundação Indaialense de Cultura (FIC) e apresentações folclóricas de grupos de Curitiba e Blumenau.

A Semanada Folclórica tem por objetivo difundir o trabalho dos grupos folclóricos que representam as etnias integrantes da história da colonização do município. Esta é a quarta edição e, segundo a diretora da Fundação, Marli Bontempo Peixe, se faz necessário este tipo de atividade com o objetivo de que alguns grupos ou etnias não sofram transformações e até sejam extintos. A Semanada serve também para a integração e difusão dos costumes aos mais jovens.

Trabalhos manuais são encontrados na Feira de Artesanato.

Um dos locais que não deve deixar de ser visitado durante a Semanada Folclórica é a Feira de Artesanato. Rica em diversidade cultural, Indaial apresenta um artesanato misto e utilitário, fruto da educação recebida pelos primeiros colonizadores.Historicamente, nas décadas de 1960 e 1970, através da disciplina de Educação Artística, os alunos da rede pública experimentavam a utilização de técnicas que possibilitavam o despertar de habilidades como crochê, tricô, mosaico e trabalho em madeira. Deste aprendizado, produziam trabalhos que enfeitavam suas casas e possibilitavam também o ingresso em empresas têxteis da cidade e região, com o ofício de bordadeira e crocheteira, prática ainda presente no município, com a terceirização de mão de obra, por tarefas realizadas em casa.

Com a criação do CEPRO em 1982 e o Clube de Mães em 1986, o artesanato ganhou mais técnica e maior incentivo e ainda figura como importante atividade ocupacional no Clube de Mães. Outra prática existente no município é o aprendizado do bordado, tricô e crochê em lojas de revenda de fios e linhas.

A partir de 1993 com o encerramento das atividades do CEPRO, a Fundação Indaialense de Cultura expandindo sua área de atuação inicia o curso de artesanato da FIC, dando maior visibilidade a esta área artística e ampliando o leque de opções para a comunidade. Dentre as técnicas difundidas na FIC estão pintura em tecido e madeira, bordado, tricô e crochê.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui