22.5 C
Timbó
sexta-feira, 12 de abril de 2024

Serginho lidera com folga em Indaial

Data:

Serginho lidera com folga em Indaial
Candidatoa à reeleição, atual prefeito lidera a intenção de votos com mais de 52 % do elitorado …

EVANDRO LOES/JMV

INDAIAL  – A mais nova pesquisa de intenção de votos, realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, pelo instituto Terbuss – Publicidade, Pesquisa, Marketing, Editora e Treinamento Ltda – ME, contratada pelo Jornal do Médio Vale (Registro Eleitoral nº SC-00365/2012), sobre a intenção de votos para prefeito de Indaial, mostra uma liderança folgada do candidato à reeleição, Sérgio Almir dos Santos, o Serginho, da coligação “Indaial no Coração” (PMDB/PP/PSDB/DEM/PRB/PSD). Foram entrevistados 433 eleitores em todos os bairros da cidade, com margem de erro de 4% para mais ou menos de cada resultado percentual.
No levantamento estimulado, quando é apresentado aos eleitores um disco com as opções de voto, Serginho alcança 52,89%. O candidato da coligação “Indaial para Todos” (PT/PV/PCdoB), Olímpio Tomio aparece com 26,79%. Os que não tem candidato são 5,77% e Não Sabe/Respondeu 14,55%. Na pergunta espontânea, a primeira do questionário, quando o entrevistado manifesta o voto sem a apresentação dos nomes, Serginho tem 50,35%, Tomio 24,02%, nenhum 1,85% e Não sabe/opinou 23,79%.
A pesquisa também procurou saber dos eleitores sobre a definição do voto, realizando a seguinte pergunta: Você ainda pode mudar seu voto? O resultado: Sim – 19,40%, Não 66,28%, Talvez – 7,62% e Não sabe/opinou – 6,70%. Quanto a rejeição dos candidatos, foi realizada a seguinte pergunta: Em qual destes candidatos a prefeito de Indaial você não votaria de jeito nenhum. Resultado: Tomio – 23,33%, Serginho – 12,47%, Nenhum – 12,24% e Não sabe/opinou – 51,96%.

Dados da pesquisa
A Terbuss – Publicidade, Pesquisa, Marketing, Editora e Treinamento Ltda – ME realizou pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos para prefeito de Indaial, com Registro no TER/SC Nº SC-00365/2012, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, com amostragem de 433 eleitores, num universo de 39.200 eleitores, com margem de erro de 4% sobre os índices percentuais e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada e paga por Editora Jornal do Médio Vale Ltda – EPP.
Quanto a base de dados, foram entrevistados 49,4% Masculinos e 50,6 Femininos; Grau de Escolaridade: Fundamental – 41,3%, Médio – 45,0% e Superior – 13,6%. Renda Familiar: Até 2 salários mínimos – 72,5%, De 2 a 5 salários mínimos – 22,2% e Mais de 5 salários mínimos – 5,3%. Distribuição Geográfica : Tapajós, Estradas das Areias e Warnow – 27,3%; Centro, Estados, Sol, Encano Baixo, Encano Central – 29,3%; Carijós, Benedito, Mulde, Encano do Norte – 21,7%; Nações, Rio Morto, Arapongas e João Paulo II – 21,7%.

- Publicidade -

Análise da pesquisa
O analista político e diretor da Terbuss, Sílvio Rangel de Figueiredo, disse que a situação política em Indaial chega na reta final da campanha com uma boa diferença entre os candidatos e uma definição de voto, que indica pouca margem de manobra para os últimos dias antes das eleições. A diferença em favor de Serginho, que concorre à reeleição, não chega a proporção do alcançado pelo candidato Laércio Schuster Junior, em Timbó, mas revela que o eleitor tem uma tendência de optar pela continuidade dos governantes que estão nos cargos e disputam a reeleição.
Assim como em Timbó, o principal oponente de Laércio, é um ex-prefeito com dois mandatos (Waldir Ladehoff), em Indaial Olímpio Tomio governou dois mandatos, contra um dos atuais governantes que buscam a reeleição. “Se é fato que dois mandatos serve de apoio aos candidatos que tentam voltar ao comando dos dois municípios, também é fato que a base de comparação de oito anos contra quatro, pode ajudar os candidatos que ocupam os cargos atualmente. “O eleitor pode estar considerando que se um teve oito anos, o outro também deveria ter esse direito”, observa Rangel. Ele acredita que somente um fato inusitado poderia alterar o quadro eleitoral nos últimos dias da campanha.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui