23 C
Timbó
terça-feira, 16 de abril de 2024

Sindicalistas aprovam por unanimidade rol de reivindicações

Data:

Sindicalistas aprovam por unanimidade rol de reivindicações
Os associados do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial – Sintrafite, de …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: Divulgação

INDAIAL – Os associados do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial – Sintrafite, definiram em assembleia a aprovação das reivindicações da Campanha Salarial dos têxteis de Gaspar e Indaial. Durante a assembleia, que aconteceu no dia 23 de julho, foi aprovado por unanimidade todas as 61 cláusulas do rol de reivindicações a ser entregue ao Sindicato Patronal.
Segundo a presidente do Sintrafite, Vivian Bertoldi, o fim do trabalho aos sábados é a meta da Campanha Salarial dos trabalhadores têxteis deste ano. Em Blumenau, a assembleia será amanhã, dia 30 de julho, a partir das 14h, na sede da entidade. “Após o encontro, o Sintrafite deve divulgar o índice de reajuste salarial reivindicado este ano, assim como os demais pedidos”, observa Vivian.
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese), a previsão de inflação para o período de setembro do ano passado a 31 de agosto deste ano é de 7,47%.
A presidente observa que um dos itens incluídos também é a implantação do piso salarial único. “Essa implantação continua sendo uma reivindicação da categoria. Hoje o piso salarial inicial é de R$ 682,00 e após três meses passa para R$ 750,00. A primeira reunião dos trabalhadores têxteis com o Sindicato Patronal, na campanha salarial deste ano, deve ocorrer no mês de agosto”, explica Viivan ao frisar que o principal objetivo do Sindicato é a luta pelo fim do trabalho aos sábados. “Não vamos aceitar avançar nas negociações se os patrões não cederem nessa discussão”, avisa a presidente.
Vivian lembra que a história da organização dos trabalhadores e trabalhadoras têxteis da região do Médio Vale do Itajaí iniciou com a criação da Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem, em 1941. Em 3 de maio daquele ano, surgiu a primeira diretoria provisória da associação profissional. Porém, foi em 8 de março de 1948, de acordo com as determinações estabelecidas pelo decreto Nº 1408, que o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, conferiu à associação profissional a categoria de sindicato, passando a entidade a denominar-se Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau. Atualmente, o Sintrafite tem 22 mil associados, tendo na base 30 mil trabalhadores das três cidades.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui