15.3 C
Timbó
sábado, 13 de julho de 2024

Sistema de Mutirão leva mais qualidade de vida aos moradores

Data:

Sistema de Mutirão leva mais qualidade de vida aos moradores
Infraestrutura: Diversas ruas estão programadas para receber pavimentações nos próximos meses e …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Toda comunidade tem um desejo. Os moradores de Indaial almejam infraestrutura: pavimentações. Para atender este anseio dos indaialenses a Administração Pública está trabalhando em parceria com os moradores através do Sistema de Mutirão. Segundo o secretário de Obras, Harold Voig, no Sistema Mutirão é preciso que 80% de metros lineares da rua sejam incluídos no projeto. “Neste sistema não é a quantidade de moradores que influencia no desenvolvimento do projeto, mas a adesão de 80% de metros da rua a ser pavimentada”, explica Harold.
Ele destaca que a Administração Municipal tem por obrigação apresentar três tipos de orçamento (lajota, paralelepípedo e asfalto), no dia da reunião com os moradores das ruas. Também são repassados os preços fixo, sem correção e em até 60 vezes para pagar. “É o morador quem decide qual o tipo de pavimentação que irá ser feita na sua rua, sendo que vence a maioria sem intervenção da Secretaria de Obras ou Administração Pública”, informa o secretário ao afirmar que os moradores estão cientes que a obra de pavimentação só irá iniciar após o pagamento de 50% do valor da pavimentação para a empreiteira contratada.
No Sistema de Mutirão a contrapartida do município está na realização dos trabalhos de infraestrutura, que são desde a colocação de tubulações, bocas-de-lobo e preparação da cancha que receberá a pavimentação definida pelos moradores. Harold informa que a definição das ruas a serem pavimentadas vem de encontro à organização da comunidade. “Os moradores se reúnem para fazerem a solicitação do projeto junto a Secretaria de Obras que organiza um cronograma de ações”, explica ele.
Nestes primeiros quatro meses de ações da Administração Municipal estão em andamento projetos para a pavimentação de várias ruas do município. “Nestes projetos a Administração Municipal tem orçado um investimento superior a R$ 1,0 milhões para organizar a infra-estrutura das ruas que receberam as pavimentações”, frisa o secretário.

Ruas projetadas no Sistema de Mutirão

Conforme informações do coordenador do Sistema Mutirão da Secretaria de Obras, Lindomar Lindner (Alemão) deve iniciar no segundo semestre de 2009 a pavimentação da rua Camboriú. Também já foi licitado o projeto de pavimentação da rua 7 de Abril (237 metros). “Está obra deve iniciar após a conclusão da pavimentação da rua Jaraguá do Sul”, informa o secretário de Obras ao explicar que a rua Jaraguá do Sul está recebendo pavimentações em uma área de 182 metros que, em breve, será finalizada.
Já foram concluídas as pavimentações nas ruas: Berlim (563 metros); Juliete Walderich (709 metros); Lages (253 metros) e Adolfo Molinari (300 metros). Em breve serão pavimentadas as ruas 12 de Agosto (196 metros); Ibirama (534 metros) e Itajaí (796 metros). O coordenador do Sistema de Mutirão informa que, nos próximos dias, acontecerão reuniões com os moradores para dar inicio ao processo de pavimentação das ruas: Monique; Texas; Nova York; Turim; Maranhão; 18 de Abril 19 de Abril; Uberlândia e; Curt Stroisch.
Já para os moradores das ruas: 25 de Julho; Vila Nova; Barilochi; 13 de Maio; Baden Powel; 21 de Novembro Lontras; 12 de Maio; 24 de Julho 14 de Agosto e; 25 de Agosto, a Secretaria está organizando um cronograma de reuniões para falar sobre o Sistema de Mutirão, tipos de pavimentações, formas de pagamento e definição de como e quando as obras devem iniciar.

- Publicidade -

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui