30.6 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Teatro Biriba é atração na cidade

Data:

Teatro Biriba é atração na cidade
DIVERSÃO: Peças teatrais destinadas aos públicos adulto e infantil são apresentadas pelos integr …

Cleiton Baumann

PRISCILA SELL/JMV

INDAIAL – Quem gosta de um programa de lazer que proporciona boas gargalhadas tem uma opção na cidade de Indaial. Há quase um mês, a alegria, as brincadeiras e a descontração do Teatro Biriba chegaram à cidade. Com peças teatrais que abordam os temas mais variados, Biribinha e sua turma prometem agradar crianças e adultos.
Biribinha, o personagem principal, é interpretado por Cesar Augusto. O personagem geralmente fica a cargo de Franco Adriano mas, em Indaial, é Cesar quem dá vida ao palhaço. “Eu interpreto o Bibirinha porque há cinco anos, quando estivemos em Indaial, eu tive que assumir o papel. Adriano, meu irmão, quebrou a perna e não pôde trabalhar. Como o Teatro Biriba não podia parar, eu fiz o personagem Biribinha. Para não perder a identidade, já que interpretamos com algumas diferenças, eu voltei a interpretar o Biribinha”, conta.
Ele explica que o Teatro Biriba tem 88 peças que abordam os mais variados temas. “Algumas peças são escritas por nós mesmos. Outras nos são enviadas, aí compramos os direitos. Há, também, a possibilidade de pedirmos para alguém escrever. Por exemplo, pedimos uma história baseada na novela ‘Caminho das Índias’ para um escritor. Ele escreve e nós a compramos”.
Um dos pontos mais interessantes e divertidos do trabalho feito pela equipe do Biriba é que a plateia participa das encenações. “Temos uma grande interação com o público e utilizamos muito o improviso. Além disso, tentamos abordar assuntos ligados à comunidade”, comenta. No total, fazem parte do Teatro Biriba 26 pessoas, sendo que todas atuam e muitas trabalham também na parte técnica.
O Teatro Biriba deve permanecer na cidade por mais um mês. “Nossa intenção é ficar quase dois meses. Ainda não sabemos para qual município iremos depois, mas é certo que não iremos para nenhuma cidade do Médio Vale”, afirma. Todos os dias é apresentada uma peça diferente. “Trabalhamos quase que diariamente e não repetimos nenhuma peça. Quem gosta do nosso trabalho pode vir todos os dias e assistirá a uma história diferente”.

História do Teatro Biriba
O Teatro Biriba surgiu no início dos anos 70, na cidade de Tangará, no oeste catarinense. Era formado por Geraldo, Geraldo Júnior, Cidinha, Suzi e mais algumas pessoas. Geraldo interpretava o palhaço Biriba, que cativava o público com suas brincadeiras. O grupo realizou temporadas em cidades próximas a Tangará, já que as dificuldades eram muitas.
Mais tarde, o grupo cumpriu temporadas em cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Alguns integrantes deixaram o grupo com o passar dos anos, mas Geraldo continuou na vida mambembe. Já nos anos 80, o Teatro Biriba enfrentou diversas dificuldades financeiras.
No início dos anos 90, Geraldo, o Biriba, sofreu um Acidente Vascular Cerebral – AVC. Seu filho, Geraldo Júnior, assumiu o lugar do pai nas apresentações. Poucos meses depois, Geraldo morreu. Um ano depois, Geraldo Júnior deixou a companhia. Começou aí o período mais turbulento da história do Teatro Biriba.
Ciente de que a história do Teatro Biriba não podia terminar dessa maneira, em 1992, Franco Adriano, neto de Geraldo, segue os passos do avô e cria o personagem Biribinha. A partir de então, o Teatro Biriba se reestrutura e inicia um novo período de muito trabalho e também de muito sucesso. Hoje, a companhia de teatro é formada por 26 pessoas que percorrem as cidades levando alegria e arrancando gargalhadas.  

- Publicidade -

Prestigie!
O Teatro Biriba está montado na rua Comendador Henrique Wanka, bem no Centro de Indaial, em frente a Casan. As apresentações acontecem quase todos os dias, sempre às 20h30min. Os ingressos custam R$ 15,00 para cadeiras Vips e R$ 10,00 na geral.

Confira as peças que serão apresentadas nos próximos dias:
Dia 09/09:     “Biribinha quase a Caminho das Índias”
Dia 10/09:     “Os Três Gostosões”
Dia 11/09:     “A Casa dos Prazeres”
Dia 12/09:     “Biribinha em: Mata o Véio”
Dia 13/09:     “Biribinha e a mulher zero quilômetro”

Mais informações podem ser obtidas no site:
www.teatrobiriba.com.br.


[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui