14.4 C
Timbó
domingo, 21 de julho de 2024

Teatro de Sombras busca interatividade das crianças

Data:

Teatro de Sombras busca interatividade das crianças
ESPETÁCULO: Crianças de todas as unidades pré-escolares do município participaram das apresenta? …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Gargalhadas, silêncio e interatividade, muita interatividade, foram alguns dos destaques da participação das crianças no espetáculo voltado ao público infantil “Teatro de Sombras”. O evento organizado pelo Serviço Social do Comércio – Sesc de Blumenau, em parceria com a Secretaria de Educação de Indaial, proporcionou que centenas de crianças entre quatro e seis anos idade participassem de duas encantadas histórias contadas por pequenos bonecos de pano.
O evento, que faz parte da segunda etapa do Baú de História: “Pequenos Teatros Espetáculos Inesquecíveis”, trouxe na tarde de quinta-feira, dia 23 de abril, para o palco do Teatro da Uniasselvi o curitibano Rubem Carvalho, que apresentou os bonecos que narraram duas histórias espetaculares. A montagem, com duração de aproximadamente 40 minutos, reúne histórias dos indígenas brasileiros e do povo cigano.
Na primeira parte do espetáculo, circularam pelo palco bonecos de pano com manipulação direta, que saltavam de dentro de uma mala e narravam a história do “Gigante e o pequeno Cigano”. Na história, o cigano com sua família quer montar um circo em uma pequena cidade do interior e para reconhecer o local o cigano inicia uma longa caminhada. Em sua jornada o cigano se depara com um gigante. Na história o Cigano engana o Gigante e o faz pensar que é muito forte. Sendo esperto o Cigano consegue que o Gigante lhe dê três sacos de ouro para ir embora de sua casa. Riqueza que deixa a família do cigano muito feliz.
No segundo momento, desfila no palco a lenda da criação do mundo, sob o título “Os Trabalhos de Tupã”, com teatro de sombras. Durante está apresentação, que mistura um pouco de mística e cultura dos povos indígenas, as crianças se calam e em um silêncio total escutam a história que é narrada nos mínimos detalhes pelo curitibano Rubem Carvalho.
No final as crianças, num misto de alegria, contam umas para as outras os momentos em que sentiram medo das sombras manejadas pelo teatrólogo. As apresentações aconteceram em duas sessões visando atender a demanda de crianças das unidades pré-escolares do município de Indaial.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui