15.9 C
Timbó
sexta-feira, 19 de julho de 2024

Tombo da Polenta e show da Família Lima encerram 39ª Fimi

Data:

Tombo da Polenta e show da Família Lima encerram 39ª Fimi
FESTA: Festival da Música Italiana fechou as comemorações referentes aos 75 anos de emancipação …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Um festival com apresentações fantásticas e a realização de show inesquecível pela Família Lima. Assim está sendo avaliado a terceira edição do Festival da Música Italiana de Indaial. O Festival, que foi realizado de 25 a 28 de março, no Pavilhão do Parque Ribeirão das Pedras, envolveu um grande número de participantes. O ponto alto do evento aconteceu na noite de sábado, dia 28, quando às 19h foi realizado o tão esperado tombo da polenta gigante.
O espetáculo trouxe para Indaial curiosos de todo o Estado e País que queriam ver de perto o tombamento da maior polenta do mundo. Segundo o organizador do 3º Festival da Música Italiana, Henrique Manoel Patrício, a polenta foi feita por especialistas de Rio do Oeste, cidade onde é promovida a Festa da Polenta. Para a confecção da iguaria foram necessários 500 litros de água e 120 quilos de fubá, além de sete quilos de sal e quatro litros de azeite.
“A polenta foi preparada em um forno especial e, em uma panela de ferro conhecida por parolo. Para fazer o tombo da polenta em uma tábua gigante foi preciso a ajuda de um guindaste”, comenta Henrique ao contar que enquanto a polenta ia sendo tombada em cima da tábua, os presentes, em coro, cantavam a música italiana “La Bella Polenta”. Ele destaca ainda que foram fabricados 700 quilos de polenta. “Foi tanta polenta que no domingo, dia 29, ainda tinha moradores de Indaial buscando polenta em potes e bacias para degustar o prato tão apreciado pela culinária italiana”, destaca o organizador do Festival.

Resultado do 3º Festival da Música Italiana de Indaial

Classificação – Categoria Inédita e Autor
1º Lugar: Mirelli e Nando, de Herval d`Oeste – SC, com a música “Cuore…Ascolta mi!, de Nando Spessatto
2º Lugar: Juliano Oli, de Sarandi – RS, com a música “Eredità” de Juliano Oli
3º Lugar: Charles Vendrami, de Blumenau – SC, com a música “La mia vita é cosi”, de Deco Dalponte
4º Lugar: Willian Varela, de Porto Alegre – RS, com a música “Rimani com me”, de Willian Varella
5º Lugar: Paula Tessarolo, de Indaial – SC, com a música “ Io canto Cosi”, de Deco Dalponte

Classificação – Categoria Interpretação
1º Lugar: Ivano Fornasier, de Pedrinhas Paulista – SP, com a música “Um altra te”
2º Lugar: Denize Purnagen, de Taió – SC, com a música “O sole mio”
3º Lugar: Jeferson Isolan, de Florianópolis – SC, com a música “Luna Tu”
4º Lugar: Clio Carolina Fiamoncini, de Rodeio – SC, com a música “La solitudine”
5º Lugar: Pedão e Regina, de Mirassol – SP, com a música “E noi due per sempre”

- Publicidade -

Família Lima fez um show à parte

O segundo grande espetáculo da noite de sábado, e que fechou com chave de ouro as comemorações da 39ª Festa de Instalação do Município de Indaial – Fimi, foi o show da Família Lima. Segundo Henrique o grupo que se apresentou pela segunda vez em Indaial, pois esteve no Festival em 2006, e levantou o público com a apresentação das canções de seu mais recente trabalho, o disco experimental Carmina Burana, inspirado na obra erudita do alemão Carl Orff.
Henrique comenta que um dos grandes momentos do espetáculo foi quando Lucas Lima o pai e o irmão desceram do palco e tocaram em meio ao pavilhão lotado. “Naquele momento senti a grandeza do espetáculo e as lágrimas brotaram em meus olhos, pois o público foi ao delírio com o gesto tão especial da Família Lima”, afirma o organizador. Ele acrescenta que ao final do show, Lucas Lima foi questionado sobre o fato e, ele que é o vocalista da Família Lima, comentou que não faz isso com frequência.
“Lucas disse que sentiu uma forte energia do público e então foi irresistível. Segundo ele, todos os integrantes da Família Lima adoraram o público de Indaial e esperam voltar novamente para agraciar os indaialenses com canções italianas que eles tanto amam”, adiantou Henrique Patrício. Para o promotor do Festival, o objetivo do evento que é promover a identidade italiana, seus fundamentos e raízes, manter viva a história da imigração italiana através da música; além de incentivar o surgimento de novos valores musicais, foi atingido e com grande sucesso.
Patrício afirmou que a participação do público superou as expectativas. “Tivemos a participação da comunidade de Indaial e da região, além de familiares e amigos dos candidatos que se apresentaram no Festival que eram provenientes dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e de diversas cidades de Santa Catarina”, comenta Henrique. Ele agradeceu a presença do secretário de Desenvolvimento Regional de Timbó, Luiz Polidoro, e do prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos, além das demais autoridades locais, regionais e estaduais que estiveram conferindo as diversas atrações do 3º Festival da Música Italiana. Patrício adianta que já está se organizado para a realização da 4ª edição do Festival e objetiva trazer novidades para os apreciadores da música italiana.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui