Uniasselvi coletará óleo de cozinha amanhã
MEIO AMBIENTE: Ação trocará óleo de cozinha utilizado por livros sobre a história e o povo da r …
Cleiton Baumann
INDAIAL – Amanhã, dia 26, a Uniasselvi de Indaial fará coleta de óleo de cozinha já utilizado, das 9h às 12h, em frente à Prefeitura de Indaial. A ação será desenvolvida por membros da Associação Cultural e Desportiva (ACD) da instituição e faz parte do Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). As pessoas que comparecerem à prefeitura com óleo reciclável receberão como brinde livros sobre a história e o povo região.
O objetivo da atividade é recolher recipientes com óleos vegetais e animais usados no preparo de alimentos. A ACD já recolhe óleo de cozinha e pretende disseminar a proposta com a ação, que será desenvolvida no Centro da cidade. O presidente da entidade, Anderson Luz dos Santos, o Batata, pede às pessoas que têm óleo vegetal e animal para descarte que levem em recipientes plásticos à frente da Prefeitura.
Segundo Batata, que é vereador no município, a Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira, dia 22, o projeto de lei que torna obrigatória a coleta de óleo de cozinha. A matéria segue agora para a sanção do prefeito. “Não faz sentido Indaial investir milhões de reais no sistema de tratamento de esgoto se a população não tiver a consciência de que o cuidado com o meio ambiente é um dever de todos, não apenas do poder público”, afirmou, solicitando apoio da população à causa.
O óleo de cozinha lançado ao solo pode poluir o lençol d’água e ocasionar o entupimento das tubulações de esgoto. Estudos indicam que um litro de óleo de cozinha pode tornar inutilizável um milhão de litros de água potável, além dos malefícios causados ao ecossistema.