18.7 C
Timbó
sexta-feira, 21 de junho de 2024

Uniasselvi coletará óleo de cozinha amanhã

Data:

Uniasselvi coletará óleo de cozinha amanhã
MEIO AMBIENTE: Ação trocará óleo de cozinha utilizado por livros sobre a história e o povo da r …

Cleiton Baumann

INDAIAL – Amanhã, dia 26, a Uniasselvi de Indaial fará coleta de óleo de cozinha já utilizado, das 9h às 12h, em frente à Prefeitura de Indaial. A ação será desenvolvida por membros da Associação Cultural e Desportiva (ACD) da instituição e faz parte do Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). As pessoas que comparecerem à prefeitura com óleo reciclável receberão como brinde livros sobre a história e o povo região.
O objetivo da atividade é recolher recipientes com óleos vegetais e animais usados no preparo de alimentos. A ACD já recolhe óleo de cozinha e pretende disseminar a proposta com a ação, que será desenvolvida no Centro da cidade. O presidente da entidade, Anderson Luz dos Santos, o Batata, pede às pessoas que têm óleo vegetal e animal para descarte que levem em recipientes plásticos à frente da Prefeitura.
Segundo Batata, que é vereador no município, a Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira, dia 22, o projeto de lei que torna obrigatória a coleta de óleo de cozinha. A matéria segue agora para a sanção do prefeito.  “Não faz sentido Indaial investir milhões de reais no sistema de tratamento de esgoto se a população não tiver a consciência de que o cuidado com o meio ambiente é um dever de todos, não apenas do poder público”, afirmou, solicitando apoio da população à causa.
O óleo de cozinha lançado ao solo pode poluir o lençol d’água e ocasionar o entupimento das tubulações de esgoto. Estudos indicam que um litro de óleo de cozinha pode tornar inutilizável um milhão de litros de água potável, além dos malefícios causados ao ecossistema.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui