22.5 C
Timbó
sexta-feira, 12 de abril de 2024

Uniasselvi completa dez anos de atividades

Data:

Uniasselvi completa dez anos de atividades
ENSINO: Idealizador da Uniasselvi fala sobre ensino superior, objetivos da criação da universidade …

Thomas Erbacher

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Em 2009, o Centro Universitário Leonardo da Vinci ? Uniasselvi completa dez anos de atuação em Indaial e no Vale do Itajaí. José Tafner, idealizador da Uniasselvi, falou ao JMV sobre o aniversário da instituição, comemorado no dia 22 de fevereiro.

- Publicidade -

Segundo Tafner, a Uniasselvi foi criada com a pretensão de dar oportunidade a pessoas que em função da sua idade poder econômico e de seu status social, não teriam condições de buscar o ensino superior em outras instituições regionais. A universidade pretendia atingir classes menos favorecidas e mais simples do Médio Vale do Itajaí. ?O resultado disto está manifesto nos mais de cinco mil formados nestes dez 10 anos?, afirma o professor. Tafner diz que o ensino superior atual está mais facilitado e, também com maior qualidade. ?A Uniasselvi sempre se esmerou em proporcionar a cada ano um ensino mais adequado as necessidades sociais e tecnologias exigidas no mercado de trabalho?.

Outro detalhe observado pelo idealizador é que toda a estrutura oferecida pela Uniasselvi a seus estudantes e a comunidade é fruto de uma visão diferenciada do ensino superior, tanto na sua parte acadêmica ou administrativa. ?Uma administração enxuta possibilita custos mais acessíveis e principalmente mais agilidade nas suas decisões?, destacou o professor. Ele observa que essa maneira singela, porém eficaz de administração, é que possibilita reservas financeiras para arcar com o seu crescimento no campo físico e pedagógico.

Tafner acredita que muitos planos ainda precisam ser implementados e desenvolvidos e que poderão ser concretizados com a transferência de comando da Uniasselvi de suas mãos para o seu filho, Malcon Anderson Tafner. ?Ele proporcionará a Uniasselvi uma melhor visão do futuro?, ressalta o professor. Tafner adianta que está em busca da realização de um novo sonho: o desenvolvimento do Ensino Superior numa região pobre e carente de conhecimento e cultura. ?Já iniciamos o ensino superior em Marabá, leste do Pará e, paulatinamente, pretendemos ocupar outras cidades daquela região?.

Sobre o futuro, Tafner acredita que é muito difícil prever o que irá acontecer, ao longo dos anos, não apenas com a Uniasselvi, mas com o ensino superior brasileiro. ?A tecnologia e os meios de comunicação, cada vez mais avançados e mais eficazes, principalmente no campo do conhecimento, da informação e da cultura, devem trazer modificações significativas?, observa o idealizador da Uniasselvi.

Comemoração

Os dez anos da Uniasselvi serão comemorados com uma série de eventos e projetos ao longo de 2009. A cerimônia oficial de comemoração acontecerá em Indaial, no Teatro Da Vinci, amanhã, dia 28, para convidados. A atração da noite será a Cia. Filarmônica de São Paulo, que apresentará o concerto ?The Beatles Songs?. O mesmo show será apresentado gratuitamente à comunidade de Indaial, ao ar livre, domingo, dia 1º de março, em frente à prefeitura. Eventos internos, para acadêmicos e egressos, também são preparados.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui