23.3 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Unidade Carijós testa sistema integrado de agendamentos

Data:

Unidade Carijós testa sistema integrado de agendamentos
AGILIDADE: Saúde instala sistema que busca facilitar o atendimento aos usuários do município de f …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – A Unidade de Saúde do bairro Carijós, em Indaial, já trabalha com o sistema integrado de marcação de consultas ligado ao Sistema de Atenção Integrada de Saúde – Sais. Segundo a enfermeira responsável pelo setor de marcação de consultas do Sais, Rosarita Holetz, este é o primeiro mês de agendamento direto com a comunidade. O paciente consulta com o clínico geral e, quando da necessidade de um especialista, a própria unidade fará o agendamento direto.
Rosarita explica que até o mês passado o paciente tinha que vir até o Sais para agendar a consulta com o especialista. A partir deste mês, ele procura a própria unidade do bairro, no caso, Carijós, que está fazendo este teste piloto. “Com a realização do teste piloto, neste primeiro momento, serão feitos os ajustes necessários, para o mais breve possível, estar ampliando o sistema as demais unidades de saúde de Indaial”, explica Rosarita.
As unidades ficarão interligadas com o Sais, pois cada posto de saúde tem uma cota preconizada pelo Ministério da Saúde (número de consultas/população) à disposição. “O município tem se esforçado em estabilizar os atendimentos nas unidades, mediante a realização de processo seletivo, que está em andamento, e em breve, os profissionais (médicos) vão estar disponíveis para iniciar os atendimentos”, destaca Rosarita.
A enfermeira adianta que já foi efetivada a contratação de dois médicos para atender nas Estratégias de Saúde da Família – ESF’s (antes denominadas de Unidades de Saúde da Família) do Encano Baixo e do bairro João Paulo II. Ela explica ainda que diversos são os pontos favoráveis da instalação deste sistema nas unidades de saúde. Entre eles está o não deslocamento do paciente até o Sais para agendamento; a não formação de “filas”, pois a sua unidade terá acesso direto e diariamente.
“Um detalhe importante é a qualidade no atendimento, sendo que o número de atendimentos é feito dentro da própria unidade, com isso, a qualidade do mesmo tende a melhorar”, afirma Rosarita. O agendamento sempre inicia na última semana (últimos cinco dias úteis) do mês, e continua até o término das vagas do mês seguinte. Exemplo: a agenda abre a partir do dia 25 de agosto, e os agendamentos serão feitos até dia 30 de setembro, conforme vagas existentes. Já no dia 24 de setembro abre a agenda para o mês de outubro e assim subsequentemente, ou seja, enquanto houver vagas, será possível agendar a consulta, independente da data.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui