22.5 C
Timbó
sexta-feira, 12 de abril de 2024

Usuários da Casan serão beneficiados com melhorias na rede de distribuição

Data:

Usuários da Casan serão beneficiados com melhorias na rede de distribuição
PARCERIA: O projeto envolve a Casan, com a compra dos matérias, e a Prefeitura, com a disponibiliza …

Thomas Erbacher

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL ? Com o objetivo de beneficiar mais de 10 mil usuários de água em Indaial, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan e a administração municipal estão trabalhando na efetivação do projeto de melhoria da distribuição de água. O projeto visa atender os usuários da Casan nos bairros Tapajós, Warnow e Estrada das Areias (parte).

- Publicidade -

Segundo o chefe da Agência Regional da Casan de Indaial, José Vilson Brassiani, e o secretário de Saneamento e Meio Ambiente, Janio Vilson Aviz (Nico), o projeto é uma extensão da rede do Centro (perto da Casan) até a esquina da Marechal Deodoro da Fonseca com o bairro Ribeirão das Pedras. ?Será instalado um reforço paralelo com uma nova rede de 200 milímetros numa distância de 2.600 metros?, explica Brassiani. Ele afirma que a parte da Casan está na compra dos materiais (tubulação) e a Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente irá disponibilizar a mão-de-obra (abertura, assentamento do cano e fechamento).

?É importante observar que a colocação desta tubulação será realizada pela calçada?, explica Nico. Ele adianta que a Casan já efetivou a compra dos materiais, totalizando um gasto de R$ 161 mil. O serviço de mão-de-obra, que ainda não iniciou, está orçado em R$ 121 mil. ?A contratação da mão-de-obra está em processo de licitação. A obra deverá ser realizada assim que a licitação for homologada?, destaca o secretário de Saneamento.

Os moradores dos bairros que serão beneficiados com a colocação da rede de reforço acreditam que esta ação irá melhorar o abastecimento de água para os mais de 10 mil habitantes. Brassiani destaca que estão previstas pela Casan, em parceria com o governo municipal, a ampliação e a melhoria da Estação de Tratamento de Água ? ETA, além da construção de um reservatório de água com 500 metros de diâmetro no bairro Encano Baixo.

A Casan e a Prefeitura de Indaial trabalham o modelo de gestão compartilhada que foi criado pela Companhia com o objetivo de incluir as prefeituras na administração das unidades locais da empresa, medida necessária diante do novo cenário nacional que acabou com o monopólio das concessões no setor. Através do novo modelo, a empresa concessionária dos serviços e o poder público municipal se tornam parceiros. Pelo acordo, 50% dos recursos arrecadados no município formam o Fundo Municipal de Saneamento, voltados à manutenção e melhorias para o próprio sistema.

A gestão do sistema é feita pelo Conselho Municipal de Saneamento, por um gestor executivo e por uma câmara técnica, com a vantagem dos serviços continuarem sendo de responsabilidade do corpo técnico experiente e capacitado da Casan, que há 35 anos atua no setor. A Casan de Indaial trabalha hoje com 13.744 ligações, sendo que o total de famílias atendidas pela Companhia é superior a 16.200. Na área urbana, a Casan atende 100% da população e somente 10% da área rural, em razão da localização e por a maioria de produtores rurais terem poços artesianos próprios. ?Hoje, a Casan abastece mais de 47.600 pessoas na cidade de Indaial com sua água tratada de qualidade?, frisa o chefe da Agência Regional da Casan de Indaial. Brassiani destaca que somente em dezembro de 2008, foram consumidos 316 milhões de litros de água pelos usuários, registrando a média de 2008 em 300 milhões de litros de água/mês. A ETA realiza o tratamento de 135 litros de água por segundo.

[email protected]

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui