14.8 C
Timbó
sábado, 13 de julho de 2024

Vigilância Epidemiológica orienta comunidade sobre os morcegos

Data:

Vigilância Epidemiológica orienta comunidade sobre os morcegos
Preocupados com o aparecimento de morcegos na cidade de Indaial, a Secretaria de Saúde, através da …

Cleiton Baumann

INDAIAL – Preocupados com o aparecimento de morcegos na cidade de Indaial, a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, está repassando algumas informações sobre estes mamíferos. Os morcegos são habitantes tanto das cidades como das zonas rurais. São os únicos mamíferos que voam e vivem em áreas urbanas, quando encontram boas condições de abrigo e alimentação.
As agressões aos humanos se devem ao pisoteio ou toque. Os morcegos possuem hábitos noturnos; geralmente habitam locais de pouca ou nenhuma luz e os tipos de abrigos escolhidos são variados: sótão; frestas em muros de paredes; caixas de persianas; vãos de dilatação de prédios; galerias de águas pluviais; grutas; sob as folhas das árvores; ocos de árvores; porões; estábulos e forros.
Eles podem ser frugívoros – que se alimentam de frutos e eliminam as sementes, distribuindo-as no ambiente; carnívoros – que se alimentam de ratos, lagartixas, pássaros, rãs, etc; hematófagos – que se alimentam de sangue, sendo os animais os mais atacados, mas, esporadicamente, o homem pode ser agredido; nectarívoros – que se alimentam do néctar das flores e distribuem o pólen de uma flor para outra; e os insetívoros – que se alimentam de insetos, controlando dessa maneira os insetos noturnos.
Mas estes mamíferos podem transmitir doenças ao seres humanos, como a raiva – doença mortal causada pela mordedura desses animais. Por isso, as pessoas devem evitar o contato direto com o morcego. Outra doença é a hispoplasmose, que é transmitida através de partículas presentes nas fezes ressecadas dos morcegos e que se espalham como poeira. Para evitar o contágio, neste caso, as pessoas devem usar máscaras ou lenços úmidos sobre o nariz e boca sempre que entrarem em locais que servem de abrigo (forros, sótãos, etc). Ainda há a salmonelose, que é uma doença infecciosa causada pela ingestão de alimentos ou uso de objetos contaminados pelas fezes do morcego, sendo combatida através da proteção dos alimentos e fazendo a higiene das mãos e objetos culinários.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui