24.4 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Viola caipira integra a cultura indaialense

Data:

Viola caipira integra a cultura indaialense
TRADIÇÃO: Grupo participa das diversas festividades da cidade, em especial do tradicional Desfile …

Cleiton Baumann

CLARICE DARONCO/JMV

INDAIAL – Os chamados “caipiras no Brasil” são representantes de uma das expressões culturais mais antigas e ricas deste país. A cultura caipira é um conjunto de manifestações das populações do Centro Sul brasileiro e não fica limitada à música; ela reúne também a culinária, literatura, dança e até a forma de falar e encarar o mundo. Diz a sabedoria popular que “não é possível virar caipira, pois vive-se como caipira desde que nasce”.
No município de Indaial, esta tradição é cultivada através da música. A Fundação Indaialense de Cultura – FIC conta com o Grupo Indaialense de Viola Caipira. Nesta época, com a proximidade do baile caipira, o grupo se destaca por trazer em seu repertório a música e os instrumentos que fazem parte desta tradição. Pioneira na cidade, a formação do Grupo objetiva a preservação e a divulgação da história e da música de raiz, também servindo de laboratório para a formação de novos violeiros, proporcionando aos seus componentes a oportunidade de desenvolver e mostrar um trabalho de musicalização coletiva, melhorando a acuidade rítmica das peças do repertório estudado e a interpretação musical.
Seus componentes são alunos, ex-alunos do curso de musicalização da FIC e convidados admiradores da música de raiz. Os ensaios do Grupo Indaialense de Viola Caipira acontecem às terças-feiras, das 18h30min às 20h, na FIC.
 

Culinária típica e música caipira

A música folclórica brasileira e a música de raiz terão seu espaço na Tenda Caipira, onde se apresenta o Grupo Indaialense de Viola Caipira, a partir das 21 horas. Toda cozinha tem a marca do passado, da história, da sociedade, do povo e da nação à qual pertence. A culinária típica faz parte do patrimônio imaterial e também da Festa Caipira de Indaial. Serão servidos na Tenda: quentão, vinho quente, pinhão, pipoca, canjica, paçoca, pé de moleque, milho (cozido e assado), batata doce, bolo de fubá, escaldado, entre outras guloseimas consumidas nas Festas Caipiras.

- Publicidade -

Grupo participa de Desfile Caipira

Um dos eventos que conta com a participação do Grupo de Viola Caipira é o Desfile Caipira. O evento acontece amanhã, dia 11 de julho, quando a partir das 20h, os “foliões” se encontram na rua Castelo Branco e a festa segue pela avenida Getúlio Vargas, Centro de Indaial.
O Desfile Caipira, que tem no folclore lúdico o seu ponto de destaque, é organizado pela FIC e pelo Departamento de Turismo, com o apoio da Sociedade Recreativa Indaial – SRI. Participam do desfile alunos e funcionários da FIC, integrantes do Colégio Frederico Hardt, diversos grupos musicais e comunidade indaialense e regional.
Para abrir o Desfile Caipira, a FIC organiza uma comissão de frente com funcionários da Fundação e carros alegóricos, trazendo o Grupo Indaialense de Viola Caipira, Noivo, Noiva, Padrinhos e os fundadores do Baile Caipira da Sociedade Recreativa Indaial. Alunos de Dança, funcionários da Fundação e alunos do terceirão do Colégio Frederico Hardt trazem as Danças da Quadrilha e Pau de Fita. O Desfile Caipira propõe ainda resgatar o “Caipira”, figura admirada que inspira e contagia todas as idades.

 

[email protected]


Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui