24.4 C
Timbó
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Culinária é cultivada pelas famílias

Data:

Culinária é cultivada pelas famílias
Epagri registra receitas de pratos salgados, doces e bebidas diversas que são tradicionais na mesa …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: PMR

RODEIO – Uma localidade composta por pequenas propriedades rurais de tijolo à vista e telhados vermelhos que integram o cenário bucólico com o verde e o amarelo das plantações no vale, as cascatas e os regatos que correm pelas mata preservada. Assim é Rodeio. Uma cidade que tem a tradição de receber bem com uma culinária de dar inveja a qualquer paladar.

- Publicidade -

A maioria dos imigrantes, que residem em Rodeio, são de Trento, região alpina do Norte da Itália, e sua herança cultural está resguardada no dialeto falado em família e nas festas comunitárias.

A culinária dos italianos é regada ao vinho produzido pelas uvas chardonnay, cabernet souvignoin, cabernet, riesling e moscatel (para espumante) e nos diferentes tipos de queijos, feitos com técnicas e equipamentos italianos. Essas duas iguarias são fundamentais na mesa das famílias rodeenses, assim como as receitas pesquisadas pelos profissionais da Epagri do Escritório de Rodeio e que compõem um material didático.

A publicação das receitas tradicionais do município de Rodeio foi o resultado de um resgate cultural de receitas tradicionais, transmitidas de maneira informal. Com o tempo, as receitas, passaram por modificações e adaptações devido às mudanças dos hábitos alimentares, mas até os dias atuais são preparadas e consumidas pelas famílias, mantendo-se como receitas saudáveis, que valorizam ingredientes produzidos nas propriedades rurais do município. São simples e fáceis de serem preparadas.

No Boletim Didático da Epagri é possível encontrar uma variedade de pratos, do doce ao salgado, muitos dos quais já fazem parte do cardápio familiar, em diversas formas de preparo, tornando o seu dia a dia mais agradável e saboroso. As receitas foram copiadas pela Equipe do Escritório Municipal da Epagri, durante as atividades de Educação Alimentar com grupos do Projeto Capital Social e Humano da Gestão e Cidadania do Município de Rodeio e é parte integrante dos trabalhos realizados pelos grupos de mulheres.  Muitas das receitas continuam fazendo parte do cardápio das famílias e das tradicionais festas do município.

Entre os principais pratos salgados da culinária rodeense destaque para a Minestra que leva feijão, óleo, farinha de trigo, macarrão, cebola, salsa, alho, folha de louro e sal. Como dica para que este prato fique mais saboroso as famílias cozinham junto batatas inglesas ou legumes.

Nas receitas de polenta, tem a polenta tradicional feita com fubá grosso, água e sal e a polenta recheada de carne e queijo.  Também é tradicional da culinária a polenta tosela. A tosela é um queijo que se produz em varias áreas da região Trentino Ocidental. É feito simplesmente colocando a massa coalhada fresca na forma. A massa excedente corta-se, num procedimento chamado de “tosadura”, que significa tosa, de onde vem o nome da massa crua. Tem forma cilíndrica ou paralelepípedo, a textura e compacta, a consistência é mole, e a cor é branco-amarelada. É delicioso grelhado na chapa. Também pode ser preparado numa frigideira quente, derretido em um pouco de manteiga temperada com um pouco de sal.

A tradicional “fortaia” omelete, não fica de fora da lista dos alimentos mais apreciados pelos rodeenses. O prato é preparado com leite, ovos, queijo e sal a gosto. Outro prato que é destaque da culinária italiana é a massa, tendo destaque para a produção de lasanha, nhoque de massa e de batata.

Nas receitas doces destaque está nas receitas de pão doce, cuca de nata, tortéi do Trentino; caçarola italiana; favo holandês (waffle) e as tradicionais receitas à base de vinho, como o sagu.

Também fazem parte da culinária dos rodeenses a cerveja caseira (Birra dolce); campari; licor de laranja  e o licor de ervas (Bonican). Quem visitar a casa de rodeense com certeza vai degustar alguns desses pratos, salgados ou doces, ou apreciar uma dessas bebidas, onde a mais tradicional ainda é o vinho, feito à base de uva em seus quintais.

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui