sábado, 13 de junho de 2026
20.5 C
Timbó
sábado, 13 de junho de 2026

Afinuti recebe Colecionadores no Clube Guairacás

Data:

Afinuti recebe Colecionadores no Clube Guairacás
Encontro Sul Brasileiro de Colecionadores acontece neste sábado e domingo, das 8h às 18h. A entrad …

Neila Daronco/JMV

Foto: Neila daronco/JMV

 TIMBÓ – Cerca de 200 pessoas são esperadas neste final de semana no Clube Guairacás. Mais uma vez, o Clube é sede do Encontro Sul Brasileiro de Colecionadores, promovido pela Associação Filatélica e Numismática de Timbó (Afinuti) e pela Federação  Filatélica e Numismática de Santa Catarina (Fefinusc).

No Encontro, já tradicional na cidade de Timbó, são esperados visitantes e colecionadores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. De acordo com o secretário da Afinuti, Waldemar Gebauer, em entrevista a JMV TV destacou o orgulho e a satisfação dos timboenses em receber e promover mais uma vez o evento que reúne os apaixonados por coleções. “Sempre acolhemos com muito carinho os visitantes e eles vês até Timbó porque são bem recebidos. Tanto sábado como domingo, aguardamos um grande público, onde todos terão a oportunidade de conhecer diferentes coleções: selos, moedas, cédulas, postais, antiguidades e bilhetes de loteria federal. Esta que é uma novidade, quase ninguém preza por isso, mas está começando”, afirmou Gebauer.

Ele informou que a Afinuti conseguiu fotos antigas da nossa região e que são inéditas. “É uma alegria muito grande conseguir peças, fotos até então desconhecidas pelas pessoas daqui. Para o colecionador isto não tem preço. Tem um valor inestimável”, garante Gebauer que coleciona selos e tem os temas do Brasil, Natal, Rotary e está iniciando a coleção sobre a história dos trens em SC.

Ele destaca que a Afinuti, fundada em 1971 completou 41 anos no mês de março e este evento no final de semana será o 40º organizado em Timbó, sendo o 160º no Estado. “Muitos colecionadores participam destes encontros, pois conseguem novidades para suas coleções. Há muita troca, compra e venda de diversos itens colecionáveis. È uma grande diversão para quem gosta deste lazer”, destacou Gebauer.

O Encontro Sul Brasileiro inicia às 8h da manhã e encerra às 18 horas, tanto no sábado como no domingo, no LCube Guairacás. A entrada é gratuita e haverá almoço no Restaurante do Guairacás, por adesão.

Antiquário da Afinuti

Nesses 41 anos, a Afinuti sempre se manteve com o apoio de seus associados e manteve também sua Sede Social, na Rodovia SC 417, no Jardim Botânico. O presidente da Afinuti, Curt Donner é um grande admirador de coleções e agora está montando um acervo histórico.

Segundo informou Curt Donner, são peças suas, que foi adquirindo com o apssar do tempo e que agora, decidiu dividi-las com a comunidade, deixando a disposição de todos os interessados a conhecê-las, na Sede da Afinuti. “É uma maneira de preservar a nossa história e relembrar os bons tempos da juventude. Mudei para um apartamento e essas peças também não couberam lá. Aqui certamente terá mais utilidade”, afirmou Donner.

A Afinuti estará aberta aos sábados a tarde para que a comunidade possa relembrar a história: são peças utilizadas no setor elétrico, na vida rural, telefones, telégrafo, objetos de uso doméstico, como máquinas de costura, jarras, enfim. Objetos que mostram as mudanças ocorridas no século XX e que a nova geração nem imagina!

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.