17.2 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Alimentos orgânicos: mais saudáveis e naturais

Data:

Alimentos orgânicos: mais saudáveis e naturais
Em Timbó, os produtos podem ser adquiridos na Feirinha da ProOrg, que está em novo endereço, no C …

Bruna Laline Ramos/JMV

TIMBÓ – Nem é preciso ser especialista na área da agricultura para saber que a produção e o consumo de produtos orgânicos trazem benefícios ao meio ambiente e às pessoas, principalmente pelo fato de não utilizarem agrotóxicos. E essas frutas e verduras mais saudáveis também são encontradas em Timbó, na Feira da Associação dos Produtores Orgânicos (ProOrg).
Desde terça-feira, dia 4, os feirantes estão comercializando seus produtos em novo endereço: rua General Osório, anexo à Praça das Bandeiras, ao lado do Demutran (ao lado do antigo BESC). Antes a Feirinha da ProOrg ocorria no Parque de Eventos Henry Paul.
Para comemorar a inauguração do novo espaço, a Associação dos Produtores Orgânicos realizou um coquetel para amigos, clientes e convidados na tarde de terça-feira. “Por ser o primeiro dia da Feira nesse novo local, muitos clientes estiveram presentes e nós nos surpreendemos com o número de pessoas que compareceram”, afirma o presidente da  ProOrg, Rodrigo Kertischka.
Apesar da mudança do local, a Feira continua sendo realizada nas terças e sextas-feiras, das 14 às 19h, oferecendo os mesmos produtos de qualidade. “Os tipos de frutas e verduras que nós comercializamos variam de acordo com a época do ano, mas sempre temos muita variedade”, diz o presidente.
Ainda segundo ele, nesta semana estão sendo vendidos alface, banana, repolho, morango, rabanete, limão, brócolis, couve-flor, salsinha, cebolinha, hortelã, nabo, beterraba, cenoura, flores comestíveis, geléias e melados orgânicos, entre outros.

A mudança

- Publicidade -

Ao ser questionado sobre a mudança, o presidente explica que o principal motivo é que antes a Feirinha era fechada sempre que algum evento era realizado no Pavilhão e isso prejudicava as vendas. “Um associado percebeu que esse espaço estava vazio e propôs a ideia, então nós conversamos com o prefeito Laércio Schuster Junior e ele autorizou a utilização do espaço”, conta.
Os feirantes dizem estar satisfeitos com o local, mas o objetivo ainda não foi alcançado. “Queremos conquistar um espaço para a realização da Feira na Praça Central. Lá o lugar seria maior, mais visto e assim atrairíamos mais feirantes e incentivaríamos mais pessoas a produzirem produtos orgânicos”, explica Kertischka.

Produtos 
orgânicos    

Produto orgânico é todo produto, animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural. O solo é a base do trabalho orgânico. 
A grande vantagem disso, além da produção de alimentos mais saudáveis e naturais, é que, com a preservação do solo, que fica mais fértil e livre de toxicidades, a produção orgânica permite um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, facilitando a preservação e a harmonia de todos os elementos da natureza entre si e garantindo a saúde do homem.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui