Bailarinas timboenses participam da Batalha no Salto
Concurso de Dança produzido pelo programa TV Xuxa selecionou 16 trios em todo o Brasil, dois deles …
Neila Daronco/JMV

TIMBÓ – Outubro será intenso para seis bailarinas timboenses integrantes do Grupo de Dança Andreia Mendes. Joanna Boaventura, Paola Boaventura e Patrícia Girardi formam o trio “Pumps” e Anna Paula Zermiani,20 anos, Anna Paula Costa, 19 anos e Luana Crippa, 20 anos, formam o trio “Close”. Elas estão na segunda fase do concurso. Na primeira, os inscritos deveriam mandar um vídeo de 40 segundos dançando os estilos no salto para a primeira seleção. Os vídeos foram avaliados e elas classificadas para a Batalha no Salto, no TV Xuxa.
De acordo com Joanna Boaventura, o concurso Batalha no Salto tem esse nome porque as dançarinas se apresentam de salto. “A ideia principal é usar o salto. O estilo Stilleto é caracterizado por dançar de salto, assim mostrando a feminilidade e a sensualidade da mulher. Também é cobrado que apresentamos as técnicas de vogue e wacking. O vogue, como já lembra o nome da uma revista muito famosa, busca a elegância trabalhando em linhas, postura e poses. O waacking é caracterizado por um estilo mais solto, trabalhando braços, movimentos rápidos e definindo pontos. São três estilos que no salto valorizam a mulher”, explicou Joanna.
OS dois trios, “Pumps” e “Close”, são formados por dançarinas que se dedicam à dança desde pequenas. A maioria delas ingressou na dança pelo balé clássico e ginástica rítmica e depois seguiram pelo jazz até as danças urbanas. “Dançamos desde nossos três anos de idade e a paixão pela dança foi crescendo cada vez mais. Com o Grupo de Dança Andreia Mendes, participamos de diversos festivais como em Joinville, Curitiba e outros, conquistando diversas premiações. E no concurso queremos mostrar nosso melhor, representar da melhor maneira nosso grupo e realizar um sonho de criança dançando na Xuxa”, comentou Joanna em nome do trio.
As meninas do “Close” estão reunindo ideias das três integrantes para formar a coreografia e se preparar para a batalha. “Começamos a ter algumas ideias a partir da música que vamos dançar, montando algumas sequências e também tivemos algumas aulas especificas de preparação com os estilos cobrados pelo programa. Nossos ensaios são praticamente diários, além disso estamos preparando nosso corpo com atividades aeróbicas”, frisa Anna Paula Costa.
Para as meninas do “Close”, os concursos de dança apresentados nos programas de TV, são um grande incentivo para os bailarinos. “Com eles, abrem-se portas para as carreiras, além de ser uma forma de divulgar a cultura e a arte desses profissionais, para os cidadãos brasileiros. Sem falar que incentivam pessoas de várias idades a procurar aulas de dança, seja qual for o estilo. Afinal, a dança tem grandes benefícios para a saúde, não só do corpo, mas também da mente e da alma”, afirmou o trio.
Para as bailarinas, tanto no “Pumps” como do “Close”, a expectativa é grande e estão radiantes com a oportunidade. “Estamos nos preparando bastante, com a ajuda da nossa querida professora Andreia Mendes, e vamos dar o melhor para conseguirmos passar para a próxima fase. O nervosismo é grande para todas nós, justamente por ser um concurso no TV Xuxa, que já uma grande responsabilidade, e ainda dentro da emissora Rede Globo, que é um ícone nas formas de comunicação no país. Tudo isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade em representar a nossa cidade e o nosso Grupo de Dança”, afirmou Luana Crippa.
O concurso Batalha no Salto não é o primeiro que evidencia a dança, há exemplos como o Dança dos famosos e Dança no gelo, que também incentivam a dança como atividade física e mostra o talento de novos bailarinos a cada edição. Para as meninas do trio “Pumps”, é importante mostrar ao público que a dança além de cultura é uma maneira gostosa de cuidar da saúde e se divertir. “Em especial aos concursos da TV Xuxa, sabemos que é fruto de uma grande luta do coreógrafo Fly para dar oportunidades aos bailarinos do nosso país”, afirmou o trio.
Andreia Mendes, que acompanha a evolução de cada uma das bailarinas de seu grupo, diz que é uma satisfação participar de um quadro como este que o TV Xuxa está promovendo. “Estão colocando em pauta a grandiosidade da Dança de Rua feminina, que está em alta. Lembro a elas para terem foco, força e fé, elevando cada dia mais o nome da nossa cidade, grupo e estado. Além do mais, as bailarinas selecionadas possuem um potencial muito grande, pois além de ótimas bailarinas, são maduras, inteligentes e de um caráter indiscutível”, afirmou Andreia.
Agora, os grupos vão para o Rio de Janeiro na segunda semana de outubro para a Batalha do Salto. Nesta fase, por sorteio cada trio enfrentará outro trio e os jurados irão escolher aqueles que irão para a próxima fase. Cada programa apresentará uma nova Batalha, até a final. O trio vencedor levará o prêmio de R$ 50 mil.