22 C
Timbó
sábado, 20 de julho de 2024

Comemorações dos 150 anos de Timbó

Data:

Comemorações dos 150 anos de Timbó
Concerto com formação especial de musicistas e Culto Ecumênico são as atrações do fim de seman …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: ARQUIVO JMV

TIMBÓ – A programação em comemoração aos 150 anos de fundação de Timbó está recheada de atividades especialmente neste fim de semana. As atividades iniciam no dia 24, sábado, com o Concerto dos 150 anos de Timbó que será realizado no Salão de Festas da Paróquia Santa Terezinha, com entrada franca e seguem no domingo, dia 25, às 9h, no Pavilhão de Eventos do Parque Henry Paul, quando acontece a celebração ecumênica pelo Dia da Família.

Segundo informações o Concerto terá como atração a formação de uma orquestra sinfônica, pelos músicos da Orquestra de Câmara Municipal de Timbó, Banda Municipal Professor João Müller, músicos e solistas convidados, na regência de Luiz Lenzi e Paulo Lira. “O evento é uma promoção da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó através da Divisão de Música da Fundação. Uma programação inédita será apresentada na noite, onde o público irá apreciar obras consagradas no repertório erudito”.

- Publicidade -

Lenzi adianta sobre o repertório, onde a grande orquestra irá iniciar o Concerto com a “Valsa do Imperador”, de Johann Strauss. “A orquestra apresentará o dueto para cantoras soprano, o “Barcarolle”, de Jacques Offenbach. Temas de filmes também farão parte, além da “Typewriter”, onde o solista usa uma máquina de escrever como instrumento musical”.

No evento ainda, as solistas soprano Paula Tessarolo e Meri Duwe interpretam “Casta Diva” de Vincenzo Bellini e “O mio Babbino Caro” de Giacomo Puccini. “A mundialmente famosa ópera de Gioachino Rossini, “O Barbeiro de Sevilha” terá como destaque o barbeiro entoando a famosa e divertida “Fígaro”, na voz do barítono Douglas Hahn, de Florianópolis e também com Ricardo Castro, de Joinville, com “Nessun Dorma”, de Puccini”.

O Concerto contará ainda com a participação do Coral da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, do Coral Leopoldo Kurtz de Timbó e do Camerata Vocale de Blumenau, na regência da maestrina Paula Tessarolo e o Quarteto Vocale, interpretando “Va Pensiero” de Giuseppe Verdi, “La Montarana” – canto típico dos Alpes italianos e “Aquarela Brasileira”, de Ary Barroso.

Lenzi informa que o Concerto tem duração prevista de uma hora e trinta minutos. “Um evento imperdível aos amantes da música, uma oportunidade única não somente aos timboenses, mas a toda a comunidade do Médio Vale”.

Culto Ecumênico

Já no domingo, a partir das 9h acontecerá o Culto Ecumênico, que terá a participação da Igreja Católica através da Paróquia Santa Teresinha, da Igreja Luterana e da Associação de Ministros Evangélicos.

De acordo com a organização às 9h acontece a acolhida das famílias, logo em seguida inicia-se a celebração, às 9h30min e às 10h30min acontece o Café Compartilhado – segundo os organizadores, um dos momentos importantes de comunhão e grande emoção.

Em nota a vice-pastora sinodal do Vale do Itajaí, pastora da Comunidade Luterana Trindade, Mirian Ratz destaca que o louvor e a gratidão a Deus vão além de nossas denominações religiosas e tomam verdadeiro sentido na vivência da comunhão, da fraternidade e do testemunho.

Para o padre João Maria Ferreira a proposta da celebração em conjunto é de homenagear a história de fé no município ao longo desses 150 anos, no encontro de famílias.

A Igreja Assembleia de Deus também marcará presença com a participação da Banda Acordes Celestes.

Logo após a celebração, será posta a mesa de café compartilhado, ao som de corais e bandas de diferentes igrejas, com o objetivo também de integração e partilha. A organização do evento é da Associação de Ministros Evangélicos (AME), da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), com apoio da Prefeitura de Timbó.

Para o prefeito Jorge Krüger, o exercício da fé torna as pessoas mais humanas e fraternas com o próximo. “Certamente, abraçamos esta causa tão importante que é a celebração da fé no nosso município e da família”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui