20.8 C
Timbó
sexta-feira, 24 de maio de 2024

Família Trentina organiza evento

Data:

Família Trentina organiza evento
Festividade tem por objetivo celebrar os 15 anos de fundação da entidade …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: Divulgação/imagem meramente ilustrativa

TIMBÓ – A Associação das Famílias Trentinas de Timbó e Rio dos Cedros completa 15 anos de existência e para celebrar a data será realizado o Almoço Dançante Italiano. O evento acontecerá no dia 1º de setembro, com início às 11h30min no Recanto Tirol, localizado na rua Tiroleses.

Em entrevista o presidente da Associação Família Trentina de Timbó e Rio dos Cedros, Nilo Tamanini, lembra que o primeiro evento aconteceu na noite de 1º de agosto de 2004, no salão do Parque do Jardim Botânico da cidade de Timbó. “Naquela data nasceu a Associação das Famílias Trentinas de Timbó e Rio dos Cedros com o objetivo de propagar a cultura e costumes italianos trazidos de nossos ancestrais vindos da Itália para desbravar novas terras”, conta ele ao recordar que Sérgio Luis Nones foi o presidente fundador, e teve como subsequentes Isabel Maria Beber, Nilo Tamanini, Dimas Nones, Rene Pegoretti e novamente Nilo Tamanini, na gestão de 2019/2020. “Somos todos idealizadores e inspirados nos mesmos ideais”.

- Publicidade -

Atualmente a Associação conta com mais de 40 sócios assíduos que seguem uma pauta estabelecida desde a primeira reunião do ano que acontece no mês de fevereiro e se estende até dezembro. O encontro acontece na terceira sexta-feira de cada mês, às 19h30min na residência de Fedele e Dirce Beber também sócios do grupo.

Segundo Tamanini o maior propoóito é a alegria, ou seja, transformar cada encontro em um incentivo, resgatamos as belas canções italianas como: Mérica Mérica, La Bella Polenta, Ho girato la Itália e il Tirol entre outras que fazem parte do folclore italiano. “Apreciamos uma culinária diversificada e que possa ser degustada com bom vinho, assim uma vez por ano é feito alimentos genuinamente italianos, realizamos passeios para conhecer outras culturas em outras cidade”.

O presidente relata ainda que uma vez por ano é realizado um evento festivo, oportunidade em que uma parte da renda adquirida com o resultado é doada a alguma instituição. “A Família Trentina também ajuda a preservar a natureza doando árvores e incentivando as pessoas a cuidar do nosso planeta”.

Tamanini informa que para comemorar os 15 anos de fundação, será realizado o Almoço Dançante Italiano regado da deliciosa culinária que é rica em sabores e cores: macarrão, nhoque, polenta cozida no parolo e frita, a famosa fortaia (ovo com queijo fritos), arroz, muitos tipos de salada, bife rolê e variados tipos de frango. Também terá o tradicional tombo da polenta acompanhado com a canção a Bella Polenta e tarde dançante animada pelo Grupo Nostra Itália. “Para dar energia aos participantes será servido um delicioso café com cuca”, frisa o presidente ao afirmar que o evento visa unir sócios e simpatizantes de todas as etnias para um momento de diversão com o resgate dos costumes trazidos pelos antepassados da Itália.

Mais informações sobre a Associação e para aquisição de ingressos para o evento podem ser obtidos através dos telefones: 9.8868-4914 com Isabel; 9.9782-4023 com Maristela e 9.9219-2190 com Ana Zanella.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui