22.5 C
Timbó
sexta-feira, 12 de abril de 2024

Moradores reclamam de esgoto a céu aberto

Data:

Moradores reclamam de esgoto a céu aberto
Os moradores da rua Israel, no bairro das Nações convivem há mais de 6 anos com uma situação de …

Neila Daronco/JMV

Foto: Neila Daronco/JMV

TIMBÓ – Os moradores da rua Israel, no bairro das Nações convivem há mais de 6 anos com uma situação desagradável: ao adentrar a rua, uma vala de cerca de 20 metros recebe o esgoto da rua e a água da chuva. De acordo com o morador Aroldo Kinder, nas últimas semanas de temperaturas altas, o cheiro era insuportável. “Além da questão ambiental, porque isso é esgoto das nossas casas, há a questão da segurança. Temos medo de que alguma criança ou idoso possa cair ali dentro, ou até a rua ir desmoronando com o passar do tempo e com as enxurradas. Os vizinhos já apelidaram de piscina da rua Israel, pois há tempo está desse jeito”, declarou o morador Ervino Feltrin.
A situação fica pior quando chove muito, pois a água volta pela tubulação e acaba chegando ao banheiro de algumas casas mais próximas. “Já passei por situações onde a água do chuveiro voltava. Quando chove bastante, é complicado. Nossa preocupação maior é com o inverno, que está se aproximando e até agora nada foi feito. Estamos pedindo por precaução e por não concordar mais com essa espera de mais de 6 anos. Não é só o  Centro que merece estar bonito, os bairros também precisam de atenção”, comentou Feltrin.
Outro problema que agravou o macadame da via, e que já causou alguns buracos na rua Israel é a desativação de uma boca de lobo, feita pela Secretaria de Obras, há cerca de 20 metros da vala. O proprietário do terreno, em frente à boca de lobo desativada afirma que ela era importante para drenar a água da chuva. “Essa rua já fica alagada quando chove demais e agora sem a boca de lobo a situação vai ficar pior. Essa semana a água já correu e abriu buracos. Além disso, o meio fio foi danificado e estou aguardando o que vai acontecer agora”, declarou Marcio Chiste, que mesmo não morando na rua, conhece os problemas enfrentados pelos moradores. “Concordo com essa reivindicação, é uma situação que precisa receber atenção da Prefeitura”, afirma.
Em contato com Astomir Rufino, que responde pelo secretário de Obras Orlei Pedron durante suas férias, as obras na rua Israel estão no programa da Secretaria. “Em relação ao problema da boca de lobo, estamos trabalhando ainda no local. Ali, raízes de árvores acabaram atingindo a tubulação e primeiramente, resolvemos o problema grave e agora voltaremos lá para retirar uma árvore, que futuramente vai causar outros danos e refazer a boca de lobo”, informou Rufino, ao verificar pessoalmente os problemas na tarde de ontem.
Em relação à vala de esgoto, ele informou a Redação que devido a uma situação na Justiça, a tubulação no terreno logo ao início da rua Israel não foi terminado. “Essa briga de vizinhos na Justiça dura mais de 6 anos e agora, temos a autorização para realizar nosso trabalho. Parte da água da vala vem da rua Oscar Piske, onde estamos retirando a água de lá para terminar as obras de pavimentação. Verificando o local, informamos que faltam ainda tubular 150 metros, que vai da rua Israel, corta o terreno onde o esgoto está depositado e segue até a rua Áustria”, disse Rufino, afirmando que o trabalho de  tubulação depende ainda da compra dos tubos. “Tão logo recebermos os tubos estaremos providenciando essa tubulação na rua Israel. Os moradores podem aguardar que logo estaremos solucionando esse problema”, afirmou Rufino.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui