17.2 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Rádio realiza primeiro debate das Eleições Municipais

Data:

Rádio realiza primeiro debate das Eleições Municipais
Laércio e Waldir participam de uma sabatina para responder questionamentos e apresentar propostas p …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: CLARICE GRAUPE DARONCO /JMV

TIMBÓ – As eleições municipais são um momento mágico. Não tanto pela decisão final que escolhe os mandatários dos cargos que pretendem representar a população, mas por forçar todos os munícipes independente da classe social ou do nível escolar a discutir, ainda que minimamente, os problemas do seu município, do seu bairro, e as possíveis soluções para resolvê-los. Cientes da importância do momento os meios de comunicação procuram apresentar alternativas onde os munícipes possam estar sendo informados sobre as propostas de cada candidato para os diversos setores municipais.
Uma das alternativas encontradas pela Rádio Cultura, de Timbó foi a realização de debates com os candidatos a chapa majoritária. De acordo com o jornalista responsável pelo Departamento Jornalístico da Rádio, Carlos Henrique Roncálio, o debate público que é feito durante as eleições, os temas que são pautados, as demandas que são apresentadas pela sociedade, são tão ou mais importantes que as pessoas escolhidas como representantes. Os debates e compromissos feitos no debate público afetam as posições que esses representantes tomarão em seu mandato através dos compromissos firmados durante as eleições.
Neste sentido a Rádio Cultura, está realizando neste sábado, dia 4 de agosto, o primeiro debate com os candidatos à prefeito de Timbó. Neste primeiro momento irão participar do debate, os candidatos das coligações: “As Famílias em Primeiro Lugar”, composta pelos partidos PP/PT/PSDB/PTB/PR/PT do B/DEM, e que tem como candidato o atual prefeito, Laércio Schuster Júnior e, “Timbó Forte de Novo”, integrada pelos partidos: PSD/PMDB/PDT, e que tem como candidato a prefeito o ex-prefeito de Timbó, que esteve à frente do município por oito anos, Waldir Ladehoff. O candidato à prefeito pelo PPS, Aparecido Voltolini e sua vice, Resiete Ivone Bonatti Bitelbrun, em reunião com a equipe jornalística da Rádio apresentou sua defesa por não aceitar participar do primeiro debate, mas mostrando-se interessados em estar presentes no segundo e último debate que acontecerá no dia 4 de outubro.
Roncálio explica que em reunião com os coordenadores das duas coligações, Jaime Avendano, representando a Coligação “As Famílias em Primeiro Lugar”, e Eduardo José França, representante da coligação “Timbó Forte de Novo”, no dia 26 de julho, ficou estabelecido os critérios do debate. O debate, que acontece no sábado, dia 4 de agosto, terá início ás 8h30min seguindo até às 11 horas. De acordo com a dinâmica do debate, no primeiro bloco cada candidato terá quatro minutos para efetuar a sua apresentação; no segundo bloco, cada candidato terá quatro minutos para responder a seguinte pergunta: Porque quero ser prefeito de Timbó. Na sequência do terceiro bloco, foi dada a oportunidade para a comunidade enviar perguntas durante a semana, onde serão sorteadas quatro perguntas para serem respondidas por cada um dos candidatos no tempo de quatro minutos. “As perguntas feitas pela comunidade e que forem sorteadas serão feitas iguais para os dois candidatos”, explica Roncálio.
No quarto bloco os dois candidatos irão responder quatro perguntas elaborados pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Cultura, a ser respondido por cada um dos candidatos em quatro minutos; no quinto bloco, abre-se para que cada candidato possa fazer duas perguntas ao seu oponente. “A pergunta para cada candidato terá o seguinte formato: um minuto para efetuar a pergunta; três minutos para a resposta; um minuto para a réplica e um minuto para a tréplica”, observa o jornalista ao informar que no sexto bloco cada candidato terá cinco minutos para fazer seu encerramento. “Toda ordem de resposta será estabelecida mediante sorteio a ser realizado antes de cada bloco”, afirma Roncálio ao destacar que na reunião ficou acordado que cada candidato poderá estar acompanhado de um assessor em local fora do estúdio da emissora, podendo estabelecer contato em sala individual a se disponibilizada pela Rádio, nos intervalos de cada bloco.
Roncálio afirma que o debate será muito rico, pois tratasse de duas pessoas que tem bagagem e conhecimento em administrar um município. “Teremos um debate maduro e inteligente, pois temos consciência que a Política em Timbó está bastante amadurecida, com o decorrer dos anos”, observa Roncálio ao garantir que o debate com candidatos que são conhecedores da realidade na Administração Pública fica muito difícil trabalhar em cima de promessas. “Com certeza, o que veremos serão propostas que veem ao encontro do desenvolvimento do município tanto no setor econômico como no social”, frisa o radialista que está desde a década de 90 á frente do Departamento Jornalístico da Rádio, na realização de debates e entrevistas dinâmicas e importantes para o município.

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui