Termina a greve nos bancos
Atendimento volta a ser normalizado nesta sexta-feira, após um mês de paralisação da categoria …
Bruna Laline Ramos/JMV
TIMBÓ – Após um mês de greve, o atendimento nas agências bancárias de todo o país voltam a ser normalizados. Na região do Médio Vale do Itajaí, a decisão foi anunciada em Assembleia realizada no fim da tarde de ontem, dia 6, pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Blumenau e Região (SEEB), em Blumenau.
O objetivo do encontro foi deliberar sobre a nova proposta de Acordo Coletivo de Trabalho da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil para, assim, definir se a greve continuaria ou não.
Durante a Assembleia, ficou acertado que a categoria aceitaria o reajuste de 8% e um abono salarial de R$ 3.500,00 este ano e a reposição integral do INPC mais 1% de aumento real para toda a categoria em 2017.
O vale-alimentação teve um reajuste de 15%.
Greve em Timbó
Em Timbó, apenas os funcionários da Caixa Econômica Federal haviam aderido à greve desde o dia 5 de setembro. Nas demais agências bancárias do município, como Itaú, HSBC, Bradesco e Banco do Brasil, o atendimento foi paralisado apenas na última semana do mês, por intervenção do Sindicato.
Com a greve, o atendimento dentro das agências ficou paralisado, mas os serviços de auto-atendimento continuaram funcionando normalmente, como saque, depósito, pagamentos e os serviços pela internet.
De acordo com o gerente-geral da agência da Caixa no município, Walmor Zermiani Júnior, os principais serviços bancários, como depósito, saque, pagamento, extrato e transferência estão sempre disponíveis nos canais de atendimento, lotérica, sala de auto-atendimento, internet banking, mobile banking (celular) e correspondentes bancários.
“Mesmo com a greve, o saque de FGTS e PIS também estão disponíveis com o Cartão do Cidadão. O saque do benefício de aposentadoria também está disponível com a utilização do cartão”, explica Zermiani.
Segundo informações do responsável de outra agência bancária do município, durante a paralisação os clientes podem resolver muitos de seus assuntos por telefone, caixas eletrônicos, internet ou mobile baking. “O saque de cheques nos caixas é basicamente o único serviço que não é oferecido durante a greve”, afirma.
Ainda segundo ele, os principais prejudicados com a greve são aqueles que dependem de auxílios, como saque do FGTS, auxílio desemprego, contratos imobiliários, entre outros. “Para os demais serviços existem canais alternativos”, explica.