Timbó tem trabalho destaque em Feira Nacional
Evento que teve como foco a ‘Matemática’ foi realizado em Salvador, na Bahia …
Clarice Graupe Daronco / JMV
TIMBÓ – A 5ª Feira Nacional de Matemática que teve a finalidade de incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas, contou com a apresentação de 130 trabalhos de todas as partes do Brasil, entre eles um de Timbó.
Segundo informações da professora da Escola Municipal Erwin Prade, Cristiane Bonatti, o trabalho dos alunos de Timbó recebeu Destaque na Feira Nacional que aconteceu de 28 a 30 de setembro, em Salvador, na Bahia.
A professora esteve junto com as alunas Heloísa Rosa Panini e Sarah Muller Ferreira apresentando, em nível nacional, o projeto: “Um Tudo Matemático”. Cristina relata que o projeto nasceu da análise a resistência da maioria dos alunos dos oitavos anos com relação ao gosto pela Matemática, seu entendimento e o quanto isso está enraizado na cultura educacional brasileira, surgiu o desafio de demonstrar o quanto a Matemática é presente e pode ser elemento facilitador em vários aspectos da vida cotidiana, promovendo a destruição do mito de que esta disciplina é “difícil” e que não tem aplicação prática. “Viu-se neste trabalho a oportunidade de criar, para o futuro, uma nova forma de encarar a aprendizagem matemática. Envolver a família e colegas de classe neste movimento de desmitificar a disciplina e perceber sua funcionalidade na perspectiva de, enfim, compreender certos conceitos, tornou este estudo um vasto campo de experiências”, relata a professora.
Segundo informações da coordenadora Pedagógica da Escola, Jenifer Milena Pellin da Silva: “entender a presença da Matemática na natureza, desde a simetria do rosto e corpo humanos, até o desenvolvimento de animais e plantas, na tecnologia, compreender expressões e conceitos matemáticos atrelados ao seu uso, além de situações cotidianas reais de cada pessoa dentro de sua vivência e práticas diárias que podem ser facilmente resolvidas com Matemática foi o maior resultado que o projeto alcançou”.
As profissionais destacam que analisando a importância da matemática no cotidiano do ser humano, vê-se necessário relatar que ela está presente em vários setores de nossas vidas. Muitas pessoas veem a Matemática como algo muito difícil, isso porque ainda não fizeram a ligação dela com o cotidiano, a partir do momento que fizerem e passarem a olhar num ângulo diferente, a aprendizagem terá um novo sentido. “Diante disso, observamos que a melhor aliada para o ensino da Matemática e a formação acadêmica das pessoas é a escola, pois, além de ser um espaço de conhecimentos, é uma peça fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, faz-se necessário trabalhar partindo da realidade do educando no desenvolvimento de atividades que contemplam os conteúdos matemáticos, para facilitar uma melhor compreensão dos mesmos”, comenta elas.