21.3 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Timbó tem trabalho destaque em Feira Nacional

Data:

Timbó tem trabalho destaque em Feira Nacional
Evento que teve como foco a ‘Matemática’ foi realizado em Salvador, na Bahia …

Clarice Graupe Daronco / JMV

TIMBÓ – A 5ª Feira Nacional de Matemática que teve a finalidade de incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas, contou com a apresentação de 130 trabalhos de todas as partes do Brasil, entre eles um de Timbó. 
Segundo informações da professora da Escola Municipal Erwin Prade, Cristiane Bonatti, o trabalho dos alunos de Timbó recebeu Destaque na Feira Nacional que aconteceu de 28 a 30 de setembro, em Salvador, na Bahia. 
A professora esteve junto com as alunas Heloísa Rosa Panini e Sarah Muller Ferreira apresentando, em nível nacional, o projeto: “Um Tudo Matemático”. Cristina relata que o projeto nasceu da análise a resistência da maioria dos alunos dos oitavos anos com relação ao gosto pela Matemática, seu entendimento e o quanto isso está enraizado na cultura educacional brasileira, surgiu o desafio de demonstrar o quanto a Matemática é presente e pode ser elemento facilitador em vários aspectos da vida cotidiana, promovendo a destruição do mito de que esta disciplina é “difícil” e que não tem aplicação prática. “Viu-se neste trabalho a oportunidade de criar, para o futuro, uma nova forma de encarar a aprendizagem matemática. Envolver a família e colegas de classe neste movimento de desmitificar a disciplina e perceber sua funcionalidade na perspectiva de, enfim, compreender certos conceitos, tornou este estudo um vasto campo de experiências”, relata a professora.
Segundo informações da coordenadora Pedagógica da Escola, Jenifer Milena Pellin da Silva: “entender a presença da Matemática na natureza, desde a simetria do rosto e corpo humanos, até o desenvolvimento de animais e plantas, na tecnologia, compreender expressões e conceitos matemáticos atrelados ao seu uso, além de situações cotidianas reais de cada pessoa dentro de sua vivência e práticas diárias que podem ser facilmente resolvidas com Matemática foi o maior resultado que o projeto alcançou”.
As profissionais destacam que analisando a importância da matemática no cotidiano do ser humano, vê-se necessário relatar que ela está presente em vários setores de nossas vidas. Muitas pessoas veem a Matemática como algo muito difícil, isso porque ainda não fizeram a ligação dela com o cotidiano, a partir do momento que fizerem e passarem a olhar num ângulo diferente, a aprendizagem terá um novo sentido. “Diante disso, observamos que a melhor aliada para o ensino da Matemática e a formação acadêmica das pessoas é a escola, pois, além de ser um espaço de conhecimentos, é uma peça fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, faz-se necessário trabalhar partindo da realidade do educando no desenvolvimento de atividades que contemplam os conteúdos matemáticos, para facilitar uma melhor compreensão dos mesmos”, comenta elas.

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui