16.7 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

3º Seminário de Segurança de Timbó

Data:

3º Seminário de Segurança de Timbó
Evento contou com a presença do comandante da 7ª região de PM, coronel Moacir Gomes e tratou …

Amanda Bittencourt/ JMV

Foto: Amanda Bittencourt/JMV

TIMBÓ – O Conselho de Segurança de Timbó (Conseg) promoveu na noite de quarta-feira, dia 4, mais um Seminário de Segurança no município. O evento gratuito, que já está em sua terceira edição, aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores e reuniu a comunidade interessada no debate sobre “Polícia Comunitária e Cidadania”, com o objetivo de aprimorar o conhecimento da população e dos líderes e coordenadores das ruas da Rede de Vizinhos, além de identificar demandas e encaminhá-las às autoridades competentes.

Na ocasião também se fizeram presentes autoridades do Executivo, Legislativo, Ministério Público, imprensa, representantes da Polícia Militar (PM) das cidades de Timbó, Ascurra, Apiúna, Pomerode, Rodeio, Benedito Novo e Rio dos Cedros e, também, representante do Conseg de Indaial e Rio dos Cedros.

- Publicidade -

O seminário teve início com a explanação do convidado da noite, comandante da 7ª região de PM, coronel Moacir Gomes, que fez a apresentação de dados da PM na cidade e região, destacando os índices de criminalidade, principalmente de furtos e roubos. Também falou da importância da proximidade entre a PM e a comunidade, através do Programa Rede de Vizinhos, que vem fazendo a diferença na apresentação de dados cada vez mais positivos no que se refere à segurança pública, que se confirmam com a divulgação destes números pela mídia local.

 O coronel ainda fala sobre as novas plataformas para atendimento, como o PMSC Cidadão, que permite aos usuários a possibilidade de acionar a guarnição de forma mais rápida e efetiva, com envio dos dados do solicitante, localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente.

 Após, foi iniciado um bate-papo entre o jornalista Carlos Henrique Roncalio e o coronel Gomes. Neste momento, foram tratadas questões sobre o novo cenário da segurança pública de modo geral, sobre a falta de efetivo para o combate à criminalidade e falta de mudanças das políticas públicas, dentre outros assuntos relacionados. O coronel destaca ainda que apesar dos percalços, nossa região apresenta bons resultados. “Pegando a nossa região, nós estamos, apesar de todas as dificuldades, demonstrando a qualidade e comprometimento do nosso policial, a participação da sociedade organizada e, utilizando a nosso favor a inteligência e a tecnologia, temos produzido bons frutos”

Após a conversa, foi aberto um espaço para que o coronel respondesse questões feitas pelo público presente. O promotor de Justiça, Alexandre Daura Serratine, foi uma das pessoas que se manifestou e um dos assuntos abordados foi sobre a regionalização do número 190, que acaba por muitas vezes não sendo tão eficaz, pois a demora na identificação do local que a vítima relata, muitas vezes não é compreendido pelos atendentes o que gera um atraso no acionamento da guarnição para atendimento do caso.

Em primeira mão, o coronel Gomes diz que a central de atendimento do 190 deverá voltar para Indaial e atender com mais atenção a região. Hoje, essa central está situada em Blumenau. Segundo ele, foi feito o contato com o Comando Geral que deu o aval para a realização desta transferência e acredita que até o final do semestre o serviço estará operando mais próximo da nossa região.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui