Atualmente, a corporação conta com quase mil policiais femininas
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina celebrará os 40 anos da Polícia Militar Feminina nesta quarta-feira, dia 7, em sessão solene proposta pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). Serão homenageadas 17 policiais, incluindo integrantes da primeira turma de Oficiais e Sargentos de 1983. A solenidade terá início às 19h.
“A inclusão das mulheres na Polícia Militar representou um marco histórico, quebrando barreiras de gênero em uma área tradicionalmente dominada por homens. Foram 148 anos de espera, e hoje as mulheres atuam em todas as áreas e níveis da corporação. Celebrar esta data é enaltecer a igualdade de gênero, homenageando todas as mulheres policiais militares do estado e inspirando futuras gerações a seguir carreira na segurança pública”, afirmou o parlamentar.
História
Em 1983, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) recebeu suas primeiras mulheres, fruto da Lei nº 6.209, que criou o quadro de policiais femininas no Estado. As inscrições ofereceram vagas para sargentos e para oficiais, atraindo candidatas de várias cidades.
As 27 selecionadas iniciaram suas aulas em junho na Academia de Polícia Militar em Florianópolis e se formaram como sargentos em dezembro do mesmo ano atuando inicialmente apenas na capital, especialmente em áreas de atendimento a populações vulneráveis. Em 1986, três candidatas aprovadas para o curso de Oficiais completaram sua formação.
Apenas em 1993 as mulheres começaram a integrar o efetivo fora da capital, começando por Blumenau. Em 2000, elas passaram a ter a possibilidade de servir em qualquer batalhão do estado.
Atualmente, a PMSC conta com quase mil policiais femininas, representando 10% do efetivo total, atuando em todos os níveis da corporação.