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terça-feira, 16 de julho de 2024

CBMSC inova na utilização de inteligência artificial no atendimento à ocorrências

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Anualmente, mais de 500 mil chamadas são atendidas através do 193

A utilização de novas tecnologias para agilizar os atendimentos à população catarinense já é uma realidade no Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) de Santa Catarina. Anualmente, mais de 500 mil cham

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adas são atendidas através do 193, que agora incorpora serviços de inteligência artificial para o registro e despacho de ocorrências.
Quando ocorre uma ligação para o 193, o operador coleta uma série de informações, preenchendo um formulário. Esses dados são repassados às equipes que realizam o atendimento. Dessa forma, quanto mais rápido a informação for compilada, mais rápido será o encaminhamento da equipe. “Nós como bombeiros temos uma missão, que é salvar vidas. Para isso, temos buscado constantemente tecnologias que possam nos auxiliar neste sentido. E o uso da inteligência artificial pelo COBOM tem se mostrado extremamente positivo”, afirma o comandante do CBMSC, coronel Fabiano Bastos.

A nova tecnologia utilizada pelos operadores permite que, durante a digitação da descrição da ocorrência, o assistente virtual complete as informações, promovendo maior agilidade na transcrição do texto. “Com apenas alguns tópicos descritos dentro de um campo de texto, o atendente pode clicar no botão e o texto é totalmente autocompletado. Assim, ele consegue escrever a descrição da ocorrência muito mais rapidamente e despachar o recurso adequado para cada situação com mais agilidade”, explica o capitão Marco Aurélio Lino Massarani Costa, Chefe do Centro de Softwares de Emergência do CBMSC.

Essas informações sobre ocorrências também são disponibilizadas em tempo real através do aplicativo “CBMSC Cidadão” e na rede social “X” do Corpo de Bombeiros (@CBMSC193). A ideia é que, com a utilização da IA, a geração desses textos compartilhados nessas plataformas seja mais correta e assertiva.

Outra tecnologia que foi implantada nos Centros de Operações é a utilização do Google Maps Platform já integrado à ferramenta de atendimento. Anteriormente, o operador precisava trabalhar com duas telas para registrar a ocorrência e verificar a localização da guarnição mais próxima. Agora, tudo está agrupado no mesmo sistema e pode ser visualizado na mesma tela.

“Dentro da divisão de tecnologia da informação, nós estamos sempre atentos às melhores práticas e às inovações do mercado para trazê-las para dentro dos nossos softwares e infraestrutura. Desta forma, conseguimos oferecer o melhor serviço para a comunidade”, completa o capitão.

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