13.7 C
Timbó
terça-feira, 25 de junho de 2024

Samu de Pomerode retoma atendimento com nova equipe.

Data:

Samu de Pomerode retoma atendimento com nova equipe.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já está operando normalmente em Pomerode. …

Thomas Erbacher

POMERODE – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já está operando normalmente em Pomerode. Desde a segunda-feira, dia 23 de junho, a nova ambulância e equipe de trabalho retomaram o atendimento 24 horas à população. Provisoriamente, a sede do serviço está fixada junto à Unidade Sanitária Prefeito Alvin Klotz. Ao todo, quatro técnicos de enfermagem e quatro motoristas se revezam no cumprimento dos plantões, destacados de 12 em 12 horas.

Embora seja diretamente coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social e da Família, o deslocamento da unidade móvel permanece sob a jurisdição da Central do Samu de Blumenau. As ligações de emergência feitas para o telefone 192 continuam sendo atendidas pela Central, que repassa a autorização de atendimento aos socorristas da Secretaria de Saúde. É unicamente através desta Central que é feito o envio da viatura, após avaliação da gravidade do caso acionado. Por vezes, não há necessidade de ambulância no local e as orientações são feitas por profissionais pelo telefone.

- Publicidade -

Na ocorrência de problemas, a Secretaria de Saúde solicita à comunidade que todas as reclamações sobre o Samu sejam entregues por escrito, para que seja possível encaminhá-las à Central, ajudando a aperfeiçoar o sistema de atendimento. O Samu foi criado para atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo ou ferido em situação de urgência ou emergência, além de transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema. O serviço de saúde é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde, de modo regional.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui