A primeira proposta a tramitar na Câmara de Indaial em 2025 tem como foco a saúde da mulher. O projeto de lei que institui a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Ginecológico foi apresentado na primeira sessão de 2025, no dia 4 de fevereiro, e reforça a importância da conscientização, prevenção e combate a essas doenças que afetam milhares de mulheres anualmente.
De autoria da vereadora Carol Bertoldi (PP), a proposta visa mobilizar a sociedade por meio de ações educativas, mutirões de exames preventivos e um amplo debate público sobre a saúde ginecológica. “Com a implementação e efetividade desse projeto, será possível reduzir o impacto emocional e financeiro da doença e contribuir para o bem-estar das mulheres do município”, destacou a parlamentar.
Caso seja aprovada, a campanha será realizada anualmente na última semana de setembro, antecedendo o Outubro Rosa. Com essa estratégia, a iniciativa pretende ampliar o alcance das mensagens de promoção da saúde feminina e reforçar a necessidade do diagnóstico precoce, aumentando as chances de tratamento eficaz.
O projeto agora segue para análise das comissões permanentes da Câmara antes de ser levado à votação em plenário. Caso seja aprovado, a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Ginecológico se tornará parte do calendário oficial de Indaial, consolidando um importante avanço na política pública de saúde da cidade.