26.4 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Campanha de Vacinação encerra hoje

Data:

Campanha de Vacinação encerra hoje
Timbó alcançou os 80% dos grupos prioritários imunizando mais de 4.930 pessoas …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: Divulgação

- Publicidade -

TIMBÓ – Crianças de seis meses a dois anos, gestantes, idosos e trabalhadores da saúde tem até às 17 horas de hoje, dia 1º de junho, para tomar a vacina contra a gripe H1N1 e Sanzonal, em todas as salas de vacina dos municípios brasileiros. A Campanha Nacional de Vacinação que iniciou no dia 5 de maio com previsão para término no dia 25 de maio e foi prorrogada até o dia 1º de junho, busca imunizar grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, contra a Influenza A H1N1 e outras Influenzas.

Em Timbó, no dia 31 de maio, o setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde, informou a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, através de nota, que o município ultrapassou a meta de vacinar 80% dos grupos prioritários.

Segundo dados do setor de Epidemiologia, Timbó vacinou até o dia 31 de maio 4.931 pessoas o que corresponde a 89% a população a ser vacinada; ou seja, foram vacinados 3.487 idosos (83%) deste grupo; 278 gestantes, (87%); 646 crianças de seis meses a menores de dois anos, (100%) e, 539 trabalhadores de saúde que atendem em Hospitais e Unidades de Saúde Públicas.

De acordo com a nota da Secretaria da Saúde, o registro de casos positivos da Gripe H1N1 no município de Timbó e em municípios da região aumentou a procura pela vacina, o que facilitou o alcance das metas estipuladas pelo Ministério da Saúde.

 

Influenza A H1N1

Em Santa Catarina subiu para cinco o número de casos de mortes de gripe A. A confirmação da primeira vítima por H1N1 em Brusque foi divulgada na tarde do dia 31 de maio, pela Secretaria de Saúde da cidade. O contaminado era um homem de 42 anos, que morreu dia 30, em decorrência de um quadro de pneumonia, no Hospital Azambuja. De acordo com o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), na Gerência de Saúde de Blumenau, que abrange 14 municípios, foram confirmados 29 casos de gripe A, sendo 17 casos registrados nos municípios de Timbó, Pomerode, Brusque, Gaspar e Indaial. No Estado já são ao todo 92 casos de Gripe H1N1 confirmados, através de exames laboratoriais, destes foram registrados cinco óbitos.

Desde 2010, a Organização Mundial da Saúde declara que o vírus Influenza A H1N1 2009 continua a circular no mundo com diferente intensidade em vários países e passa a ser considerada como mais um vírus de circulação sazonal. Nos meses de inverno registra-se o aumento das doenças respiratórias e, com isso, o aumento de Síndrome Gripal, havendo a possibilidade da circulação de diversos subtipos virais. A Síndrome Gripal se caracteriza pelos sintomas de febre acima de 38ºC, tosse e dor de garganta. As pessoas que apresentarem estes sintomas devem procurar atendimento médico. Os cuidados de higiene são fundamentais para reduzir a transmissão da gripe.

 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui