22.5 C
Timbó
sexta-feira, 12 de abril de 2024

Homenagens são realizadas nos municípios da região

Data:

Homenagens são realizadas nos municípios da região
Na semana da independência do Brasil, escolas e repartições públicas realizam abertura cívica …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: PMT

TIMBÓ – No dia 1º de setembro de 1822 o Príncipe Regente Dom Pedro, proclamou a seguinte frase: “Independência ou Morte”, desatrelando o Brasil da tutela do Reino de Portugal, se tornando uma nação com autonomia política e administrativa. Desde então 190 anos se passaram e o país só continuou evoluindo com o passar dos tempos.
Mas todo o dia 1° de setembro, é o momento que os brasileiros usam para refletir e repensar no espírito do patriotismo, principalmente nas escolas e repartições públicas.
Em Timbó, as homenagens alusivas a Semana da Pátria iniciaram na manhã de ontem, dia 3 de setembro. Acompanharam a solenidade de abertura da semana cívica, funcionários, direção e estudantes das escolas municipais e estaduais, moradores, autoridades militares e civis. Para declarar aberta a semana da independência, as três bandeiras, do Brasil, do Município e do Estado foram hasteadas por autoridades e, enquanto as bandeiras eram erguidas todos acompanhavam e cantavam o hino nacional brasileiro.
As homenagens seguem durante a semana culminando com o tradicional desfile da Independência. Hoje, dia 4 de setembro, às 17 horas, acontece sessão solene na Câmara de Vereadores com a presença de autoridades e da população. Entre os dias 3 e 6 de setembro, as homenagens cívicas prosseguem sob a responsabilidade das unidades de Ensino Municipais, Estaduais e Particulares.
Para encerrar as comemorações alusivas a Semana da Pátria, acontece no dia 7 de setembro, a partir das 8h30min, na avenida Getúlio Vargas, o desfile cívico. Após o desfile, às 11h, o Grupo Escoteiro Timbó realizada a Churrascada da Independência, no Pavilhão Municipal de Eventos Henry Paul.

 

- Publicidade -

Praça João Hennings Filho é palco de homenagens cívicas


A Semana da Pátria guarda imenso simbolismo, pois representa, antes de tudo, o marco de uma autonomia política e administrativa, que não foi uma dádiva, mas o fruto de uma luta consciente de gerações de patriotas brasileiros que sonharam com a condução de seus próprios destinos. Com estas palavras o protocolo deu por aberta às comemorações a Semana da Pátria no município de Indaial.
A abertura das homenagens aconteceu na manhã de ontem, dia 3 de setembro, na Praça João Hennings Filho em frente à Prefeitura, e contou com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro, pela Fanfarra da Escola Básica Municipal Leopoldo Simão. De acordo com a programação, durante toda a semana, às 8h30min, serão realizadas solenidades na Praça da Prefeitura.
A abertura das comemorações à Pátria teve a presença de membros da comunidade, dos integrantes da Fanfarra da Escola Básica Municipal Leopoldo Simão e dos representantes do Clube de Desbravadores. No decorrer da programação de abertura, as alunas Laís Cristina Kremmer e Karina Imme, realizaram a declamação da poesia “Brasil, um país livre”, e a apresentação da “Ordem Unida”, do Clube Desbravadores. Durante a solenidade a secretária de Educação, Giovanne Huebes Nicoletti, lembrou que essa é uma semana de comemoração à pátria e convidou a todos para uma reflexão sobre o papel de cada um para o crescimento e desenvolvimento do país.
As comemorações continuam ao longo da semana e no dia 7 de setembro será realizado o hasteamento das bandeiras às 8h, na Praça João Hennings Filho seguido pelo desfile cívico, que inicia às 9 horas, no centro de Indaial, que sairá da Caixa Econômica Federal até o Café Revista. O desfile contará com a participação do 23º Batalhão de Infantaria, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, APAE, além de Escolas e Unidades de Educação Infantil do Município. A organização informa que estão programadas surpresas, durante o desfile, que poderão ser conferidas pela comunidade que participar da festividade.
Durante a realização do Desfile Cívico, o Rotary Club Indaial Nações, estará promovendo a Grande Pastelada em beneficio a projetos Sociais. Interessados em participar poderão adquirir os pastéis na tenda do Rotary Indaial Nações, que estará localizado no Cartório Moser, em frente a Prefeitura.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui