21.2 C
Timbó
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Brusque confirma quatro casos da Febre do Oropouche

Data:

Santa Catarina soma agora 10 casos da doença

Nesta segunda-feira, dia 6, a Secretaria de Saúde de Brusque confirmou o registro de quatro casos da Febre do Oropouche.

- Publicidade -

A doença é causada por um arbovírus e sua transmissão é feita principalmente por mosquitos, sendo o principal o maruim.
Os casos confirmados são de moradores dos bairros Limeira, São Pedro, Dom Joaquim e Bateas. Todos os afetados estão bem, seguindo com os procedimentos.

Os sintomas da Febre do Oropouche são muito semelhantes aos da dengue, como dor no corpo, dor de cabeça, náuseas e diarreias. Ainda não há um tratamento específico para tratar a doença.

Em caso de sintomas, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para poder dar seguimento aos exames e identificar a doença.

Em Santa Catarina, agora com os casos registrados em Brusque, são 10 casos confirmados da doença, quatro no município, cinco na cidade vizinha, Botuverá, e mais um em Luiz Alves.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, uma série de ações complementares nos locais serão desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Saúde em conjunto com o Estado e o Ministério da Saúde, como sistematizar as informações dos casos suspeitos e confirmados (deslocamentos, sintomas, quadro clínico, etc), coleta de vetores para levantamento entomológico e encaminhamento de amostras de outros pacientes para testagem pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, com o objetivo de fortalecer a vigilância da doença.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui