23.5 C
Timbó
sexta-feira, 24 de maio de 2024

Cuidado com a alimentação é essencial

Data:

Cuidado com a alimentação é essencial

Foto: Clarice Graupe Daronco/JMV

“A intolerância ao glúten e/ou lactose vem acometendo várias crianças em todo o mundo”. De acordo com as nutricionistas Joziane Naiara Thurow (CRN10 5144) e Susane Fanton (CRN10 5329), que atuam em Timbó, a intolerância ao glúten e à lactose são condições diferentes, mas ambas podem causar sintomas gastrointestinais desconfortáveis.
As profissionais explicam que a intolerância ao glúten, também conhecida como doença celíaca, é uma condição autoimune em que o sistema imunológico reage ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. Isso leva a danos no revestimento do intestino delgado, o que pode interferir na absorção de nutrientes. Os sintomas incluem diarreia, dor abdominal, inchaço, fadiga e perda de peso. O tratamento envolve a eliminação completa do glúten da dieta.

Já de acordo com as nutricionistas a intolerância à lactose, por outro lado, ocorre quando o corpo não produz lactase suficiente, enzima responsável por quebrar a lactose, o açúcar encontrado no leite e produtos lácteos. Isso pode levar a sintomas como dor abdominal, inchaço, flatulência e diarreia. O tratamento geralmente envolve evitar ou limitar a ingestão de produtos lácteos ou tomar suplementos de lactase para ajudar na digestão da lactose.

- Publicidade -

Embora as duas condições possam causar sintomas semelhantes, elas têm causas diferentes e, portanto, são tratadas de maneira diferente. Se você suspeitar que pode ter intolerância ao glúten ou à lactose, é importante consultar um médico para um diagnóstico preciso e obter um plano de tratamento adequado.
De acordo com as profissionais o cuidado com a alimentação é fundamental quando é constatado o tipo de intolerância.

 


Dicas de lanches saudáveis: 

Com o objetivo de facilitar a vida das mamães, cujos filhos sofrem de algumas das intolerâncias, as profissionais apresentam algumas opções de lanches saudáveis sem glúten e sem lactose para os pequenos:
*Sanduíche natural: para esta opção saudável, deve ser utilizado um pão sem glúten e sem lactose com uma opção de queijo zero lactose e vegetais como folhinhas de alface ou algum outro folhoso, fatias de tomate e cenoura ralada.
*Salada de frutas: certamente um lanche super saudável, com inúmeras vitaminas e minerais que proporcionam um crescimento e desenvolvimento saudável do seu filho e esse lanche super saudável sem glúten e sem lactose!
* Ovos mexidos com vegetais: esta é uma outra excelente combinação sem glúten e sem lactose e super saudável!

 
*Panqueca sem glúten e sem lactose

Ingredientes:
1 xícara (chá) de farinha de arroz
1 ovo
1 xícara (chá) de leite sem lactose
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Coloque uma concha da massa em uma frigideira de antiaderente. Após vire a massa quando ao redor estiver dourado. Repita o processo até terminar a massa. Se preferir, pode acrescentar manteiga ou carne.
Opções de recheio: frango desfiado com saladinhas ou queijo sem lactose com saladinhas.


* Bolo saudável sem glúten e sem lactose:

Ingredientes:
4 ovos
1 banana nanica bem madura
1/3 de xícara (chá) de óleo de coco
(em estado líquido)
1/3 de xícara (chá) de uvas-passas escuras
85 g de coco ralado fino (sem açúcar)
2 colheres (sopa) de amendoim torrado
(sem sal e sem pele)
1 colher (sopa) de fermento químico
Fubá para polvilhar

Modo de preparo:
No liquidificador, bata os ovos por 2 minutos. Acrescente a banana e liquidifique até virar um creme. Adicione o óleo de coco e as passas e bata até ficar homogêneo. Ainda batendo, junte o coco e o amendoim e bata por mais 1 minuto. Por fim, agregue o fermento e bata só o tempo de misturar. Despeje em fôrma de cone central (20 cm de diâmetro) untada com óleo de coco e polvilhada com fubá. Asse em forno médio preaquecido (180 ºC) por 25 minutos ou até dourar e firmar (faça o teste do palito). Desenforme morno e deixe esfriar.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui