18.3 C
Timbó
quinta-feira, 30 de maio de 2024

Integrantes do Rotary conhecem local onde será implantada a Estação de Tratamento de Efluentes Hospitalares

Data:

Integrantes do Rotary conhecem local onde será implantada a Estação de Tratamento de Efluentes Hospitalares

Foto: FOTOS/CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

“Sempre é bom falar sobre projetos, em especial quando são para a Saúde”. Com essa frase o governador Distrital do Rotary Club, Erlon Cimardi, falou sobre a visita que aconteceu na manhã de ontem, dia 30 de março, no Hospital e Maternidade Oase. Na oportunidade o presidente do Conselho Diretor do Hospital e Maternidade Oase, Osvaldo Trisotto, juntamente com diretor administrativo do Hospital, Robson Almeida, recebeu os integrantes dos clubes rotários: Rotary Club de Timbó, Rotary Club de Timbó Pérola do Vale, Rotary Club de Rio dos Cedros e Rotary Club Herman Blumenau juntamente com o governador Distrital, Erlon Cimardi e o diretor de Rotary International, Julio Cesar Silva- -Santisteban, da cidade de Lima, no Peru, além do secretário de Saúde de Timbó, Alfredo João Berri.

De acordo com os rotarianos o objetivo da visita foi a de conhecer o Hospital e Maternidade Oase que receberá o projeto de subsídio global do Rotary, que visa a implantação da Estação de Tratamento de Efluentes Hospitalares (ETE). O projeto conta com o envolvimento dos Rotarys locais do Distrito 4652: Rotary Club de Timbó, Rotary Club de Timbó Pérola do Vale; Rotary Club de Rio dos Cedros; Rotary Club Hermann Blumenau; e como parceiros internacionais o Rotary Club de Hamburg – Altstadt – Distrito1890, Alemanha, Rotary Club Berlin International – Distrito 1940, Alemanha e Rotary Club Telgte – Distrito1870, Alemanha.

- Publicidade -

De acordo com informações do governador Distrital, Erlon Cimardi, o projeto, que terá um investimento de US$ 75,6 mil dólares, contempla os equipamentos para a estação de efluentes, visto que as obras civis da base para receber o equipamento já estão concluídas. “Trata-se de uma Estação de Tratamento de Efluentes Hospitalares para o Hospital Oase, responsável por atender uma população de 150.000 habitantes. Esse projeto tem como principal objetivo a proteção dos rios de nossa região e atender exigências dos órgãos ambientais, assegurando a continuidade da operação do Hospital”, observa o atual presidente do Rotary Pérola do Vale, Fernando Dalmônico.

O presidente do Conselho Diretor, Osvaldo Trisotto, observa que “o Hospital atualmente conta com 140 leitos ativos, e a implantação da ETE tem por meta tratar uma média/dia de até 80 metros cúbicos de efluentes, e comportará a ampliação deste nosocômio em até 100% do número de leitos atuais, ofertando ainda mais serviços à população sem deixar de cuidar e proteger o meio ambiente”.

Senhoras Evangélicas de Timbó (Oaset), sucessora da Sociedade Feminina Evangélica, fundado em 12 de setembro de 1937, com o objetivo de salvar a vida das mulheres e de seus bebês. “Durante os 85 anos de história da instituição a sua missão é de proporcionar atendimento de saúde humanizada, promovendo a qualidade de vida, tendo como foco o ser humano, os resultados e a filantropia”, afirma Trisotto.

Na oportunidade foi apresentado o diretor de Rotary Internationalda gestão 2021/2023, Julio Cesar Silva-Santisteban, da cidade de Lima, no Peru, que integra o Rotary Club de El Rímac. Julio César Silva-Santisteban formou-se em Direito e Ciência Política na Pontifícia Universidade Católica do Peru, fez pós-graduação em Direito Civil na Universidade de Lima e em Direito Internacional e Comunitário na Universidad de la República de Uruguai. Ele lecionou Direito Constitucional na Universidad de Lima e tem prestado consultoria ao comitê constitucional do Senado peruano. Especialista em direito público internacional, Julio César trabalhou em casos importantes da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Ele é acionista, diretor e gestor de várias empresas do setor industrial e de construção.

Durante a visita, Julio Cesar Silva-Santisteban afirmou sobre a importância do envolvimento do Rotary em ações que beneficiam a comunidade como um todo. “Tenho que parabenizar os rotarianos por estarem desenvolvendo projetos maravilhosos tanto em Timbó, como no estado de Santa Catarina e no Brasil. A missão do Rotary é de estar presente em várias ações que possam transformar o mundo!”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui