22.5 C
Timbó
sábado, 13 de abril de 2024

Mutirão de vacinação atende a comunidade

Data:

Mutirão de vacinação atende a comunidade
Foram aplicadas mais de duas mil doses da vacina contra febre amarela, sarampo e outras …

TIMBÓ – As unidades de Saúde da Família (USFs) com salas de vacinação de Timbó realizaram no sábado, dia 15, o Dia D de vacinação contra o sarampo. A ação, que faz parte da Campanha Estadual contra a doença que se estende até o dia 13 de março, buscou imunizar munícipes com idades entre seis meses e 49 anos que não possuem doses da vacina, com exceção para grávidas.

Na ocasião, também ocorreu o chamamento da comunidade para a vacinação contra a febre amarela, pois na sexta-feira, dia 14, foi anunciada pela Vigilância Epidemiológica do Timbó a confirmação laboratorial de febre amarela em um macaco encontrado morto no Morro Azul. Dessa forma acendeu o alerta para que os moradores realizassem sua imunização imediatamente, pois essa é a única forma de prevenção contra a doença.

- Publicidade -

Vale destacar que a confirmação da doença em macacos só identifica que há mosquitos transmissores da doença na região. Sendo assim, os primatas não transmitem febre amarela para humanos.

Na oportunidade, também foram feitas imunizações das demais doenças que são cobertas por meio de vacinas disponíveis nas USFs.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Timbó, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, destaca a adesão marcante da população, que somente no sábado, mais de 2.000 cadernetas foram verificadas pelos profissionais de Saúde. No total, 2.084 vacinas foram realizadas, sendo contabilizadas 538 doses contra a febre amarela, 200 contra o sarampo e 1.346 em vacinas diversas.

Totalizando as imunizações realizadas durante toda a semana e no sábado, dias 10 a 15 de fevereiro, 3953 vacinas foram feitas, 928 da febre amarela e 359 contra o sarampo. Outro dado que também chama atenção é a leitura de mais de 5.000 carteiras de vacinação.

Segundo a enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica de Timbó, Michelle Tamara Zilse, no mês passado ainda havia cerca de 1.500 pessoas para serem vacinados contra a febre amarela. “Ainda estamos fazendo um levantamento, mas devemos ter alcançado o número de pessoas a serem imunizadas em Timbó”, finaliza.


Dia D no Estado

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), o Dia D de vacinação contra o sarampo foi realizado em todo o Estado, no dia 15 e levou 142.243 pessoas às unidades de Saúde para atualização da caderneta de vacinação. Desse total, 53.481 tomaram a vacina. Os demais estavam com o esquema vacinal completo e não precisaram repetir a dose.

As faixas etárias que mais compareceram às unidades de Saúde de Santa Catarina foram: de 40 a 49 anos (26.448); de 30 a 39 anos (26.028); e de 5 a 9 anos (21.874). Conforme último relatório da Dive foi confirmado 47 casos da doença em 2020, que estão distribuídos geograficamente nos municípios de: Florianópolis (17), Joinville (13), Porto União (6), Jaraguá do Sul (2), Schroeder (2), Guaramirim (1), Blumenau (1), Três Barras (1), Videira (1), São José (1), Maravilha (1), Itá (1).

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui