Rodeio prepara ações para os 150 anos de fundação
O município de Rodeio comemorou o seu 86º aniversário de emancipação político-administrativa. O evento comemorativo aconteceu na Igreja Matriz São Francisco de Assis, na noite do dia 14 de março. Na oportunidade foi realizada a celebração que contou com as participação do Coral São Francisco de Assis, além da presença de autoridades convidadas e da comunidade local.
Durante a celebração, o prefeito Valcir Ferrari destacou que “a comemoração de 86 anos de emancipação político-administrativa marca um momento importante na história da cidade e da região, pois representa a conquista da autonomia política e administrativa para a população local. Ao longo desses anos, certamente houve muitas mudanças e transformações em Rodeio. O município progrediu e se desenvolveu, oferecendo mais oportunidades e qualidade de vida para seus habitantes, por isso a importância de celebrar o passado e preparar o futuro da nossa Bella Città”.
De acordo com Ferrari “estamos preparando o futuro da nossa Capital Catarinense dos Trentinos com o olhar no resgate de nossa história. Em meio à reconstrução necessária, temos trabalhado em projetos que visam salvaguardar todo o rico patrimônio cultural que a cidade detém. Durante esse ano de 2023 e ao longo de 2024, teremos ações primordiais para a preservação de nossa identidade. Por isso, em comemoração ao aniversário hoje estamos lançando a campanha do Sesquicentenário da Imigração Italiana na região, lembrando que a fundação de Rodeio tem data de 18 de setembro de 1875 (147 anos) e a emancipação foi na data de 14 de março de 1937 (86 anos)”.
?
Dentre as ações programadas destaque para:
*Monumento do Sesquicentenário: será aberto um edital para a seleção de projeto que eternize os 150 anos de colonização com a construção de um monumento para todos rememorarem esse momento marcante da história.
*Livro do Sesquicentenário: lançamento de um livro sobre os 150 anos de história de Rodeio, tratando sobre diferentes assuntos e levantando diferentes questões sobre a manutenção da história.
*Arquivo Histórico: pensando ainda na preservação da memória rodeense, será criado um espaço, tanto físico como virtual, que funcionará como o Arquivo Histórico da cidade. A ideia é oferecer um espaço em que a comunidade e os estudantes possam pesquisar sobre seus antepassados, preservar esses documentos e fomentar novas produções historiográficas sobre a Bella Città.
*Projeto de Intercâmbio Cultural: pretende-se utilizar de laços de amizade com a cidade italiana de Fornace para criar um projeto de intercâmbio cultural. Oportunizando a jovens passarem um período de intercâmbio na cidade trentina de onde partiram para Rodeio grande parte dos ancestrais locais.