17 C
Timbó
sábado, 18 de maio de 2024

Rodeio prepara ações para os 150 anos de fundação

Data:

Rodeio prepara ações para os 150 anos de fundação

Foto: PMR

O município de Rodeio comemorou o seu 86º aniversário de emancipação político-administrativa. O evento comemorativo aconteceu na Igreja Matriz São Francisco de Assis, na noite do dia 14 de março. Na oportunidade foi realizada a celebração que contou com as participação do Coral São Francisco de Assis, além da presença de autoridades convidadas e da comunidade local.

Durante a celebração, o prefeito Valcir Ferrari destacou que “a comemoração de 86 anos de emancipação político-administrativa marca um momento importante na história da cidade e da região, pois representa a conquista da autonomia política e administrativa para a população local. Ao longo desses anos, certamente houve muitas mudanças e transformações em Rodeio. O município progrediu e se desenvolveu, oferecendo mais oportunidades e qualidade de vida para seus habitantes, por isso a importância de celebrar o passado e preparar o futuro da nossa Bella Città”.

- Publicidade -

De acordo com Ferrari “estamos preparando o futuro da nossa Capital Catarinense dos Trentinos com o olhar no resgate de nossa história. Em meio à reconstrução necessária, temos trabalhado em projetos que visam salvaguardar todo o rico patrimônio cultural que a cidade detém. Durante esse ano de 2023 e ao longo de 2024, teremos ações primordiais para a preservação de nossa identidade. Por isso, em comemoração ao aniversário hoje estamos lançando a campanha do Sesquicentenário da Imigração Italiana na região, lembrando que a fundação de Rodeio tem data de 18 de setembro de 1875 (147 anos) e a emancipação foi na data de 14 de março de 1937 (86 anos)”.

 

?
Dentre as ações programadas destaque para:

*Monumento do Sesquicentenário: será aberto um edital para a seleção de projeto que eternize os 150 anos de colonização com a construção de um monumento para todos rememorarem esse momento marcante da história.
*Livro do Sesquicentenário: lançamento de um livro sobre os 150 anos de história de Rodeio, tratando sobre diferentes assuntos e levantando diferentes questões sobre a manutenção da história.
*Arquivo Histórico: pensando ainda na preservação da memória rodeense, será criado um espaço, tanto físico como virtual, que funcionará como o Arquivo Histórico da cidade. A ideia é oferecer um espaço em que a comunidade e os estudantes possam pesquisar sobre seus antepassados, preservar esses documentos e fomentar novas produções historiográficas sobre a Bella Città.
*Projeto de Intercâmbio Cultural: pretende-se utilizar de laços de amizade com a cidade italiana de Fornace para criar um projeto de intercâmbio cultural. Oportunizando a jovens passarem um período de intercâmbio na cidade trentina de onde partiram para Rodeio grande parte dos ancestrais locais.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui