22.5 C
Timbó
sábado, 13 de abril de 2024

SC confirma primeiro caso de Covid-19 em Timbó

Data:

SC confirma primeiro caso de Covid-19 em Timbó
Após a coletiva a Prefeitura de Timbó foi notificada pelo Governo do Estado …

Amanda Bittencourt/ JMV

Durante coletiva de imprensa, Estado divulgou número de casos e de óbitos pelo Covid-19
Foto: Divulgação
Durante coletiva de imprensa, Estado divulgou número de casos e de óbitos pelo Covid-19

TIMBÓ – O Governo do Estado confirmou primeiro caso de Coronavírus em Timbó. A informação consta no último boletim divulgado na noite de ontem, dia 6.

Logo após a divulgação do Estado a assessoria de comunicação da Prefeitura de Timbó primeiramete informou que, oficialmente os casos confirmados permanecem zerados na cidade, depois, próximo às 21h, foi emitida uma nova nota. “A Prefeitura de Timbó acaba de ser notificada pelo Governo do Estado de que há um caso confirmado em Timbó”. Na nota não informava os dados do paciente.

- Publicidade -

Conforme boletim apresentado pela Prefeitura no fim da tarde, o município apresentava dois casos suspeitos. Um dos pacientes que aguardava exame do Lacen é uma senhora de 86, moradora de Timbó, que realizou um exame em laboratório não credenciado pelo Ministério da Saúde, na cidade de Blumenau.

A paciente aguardava a contraprova do Lacen, laboratório oficial para esse tipo de exame. Segundo informações, o resultado deveria sair nesta terça-feira, dia 7.

 A forma de contágio está sendo investigada, mas sabe-se que a paciente recebeu nas últimas duas semanas visitas de Blumenau, Itapema e Florianópolis.

Neste momento, a paciente encontra-se internada na enfermaria do Hospital Santa Isabel. A família já está recebendo, também, as orientações da Vigilância Epidemiológica quanto ao isolamento e demais cuidados.

Um segundo paciente também aguarda pelo resultado do exame para Covid-19, mas não foi divulgada sua idade e nem seu estado de saúde.

Timbó já descartou 12 casos e 211 pessoas seguem sendo monitoradas em suas residências.

Mudança da Saúde

Na próxima semana, a Saúde de Timbó deverá ter mudanças em alguns atendimentos. Segundo informações do secretário de Saúde de Timbó, Alfredinho Berri, em entrevista para a Rádio Cultura, uma unidade de Saúde será organizada especificamente para a realização de pré-natal, consultas aos bebês, teste do pezinho e vacinas do calendário vacinal das crianças. Ainda não está definido qual unidade será destinada para essa finalidade, mas o local deverá iniciar a operar neste novo formato na próxima semana.  

Alfredinho afirma que esta unidade será denominada de baixo risco, pois ficará restrita apenas a um tipo de público, justamente para diminuir as possibilidades de contaminação deste grupo.

Na oportunidade, o secretário comentou que está com o quadro de médicos e de profissionais reduzidos devido estes se enquadrarem ao grupo de risco do Coronavírus, os quais foram afastados conforme regra a lei. Além disso, já estão sendo contratados mais colaboradores para que sejam alocados no lugar do pessoal já afastado. “Mas é difícil contratar profissionais agora, não está fácil na atual situação, pois os profissionais também se vêem em risco”, afirmou Alfredinho.

Ele ainda diz que não podem fechar os olhos para possíveis hipóteses de faltar mais trabalhadores da Saúde futuramente, pois caso alguém venha a contrair o vírus, deverá ser afastado.

Em Timbó, o Hospital e Maternidade Oase, agora referência para tratamento de adultos acometidos com o Covid-19, permanecerá com atendimento normal no Pronto-Socorro. Alfredinho relembra que após o paciente ser avaliado, os casos terão seus devidos encaminhamentos aos hospitais de Rio dos Cedros, Indaial, Pomerode ou Blumenau, dependendo da necessidade do caso.

Alfredinho ainda destaca que as consultas eletivas não estão sendo realizadas, mesmo que os atendimentos nos consultórios tenham sido liberados pelo Estado nesta semana. “Isso não significa que abriram as consultas eletivas porque elas movimentam hospitais, movimentam policlínicas e aí há um contato muito grande de pessoas a serem atendidas”.

Ele ainda lembra que mesmo que na quarta-feira, dia 8, sejam liberadas estas consultas (quando encerra o decreto de isolamento social de Santa Catarina), os atendimentos só serão efetuados a partir do dia 14, em razão do feriadão, e também porque é necessário organizar a agenda das consultas. O secretário afirma que um atendente entrará em contato com cada paciente para reagendar sua consulta.

Quanto à questão de medicação, o secretário diz que as entregas estão funcionando normalmente tanto na Policlínica quanto nas unidades de Saúde. 

Coronavírus em números

TIMBÓ:  

Casos suspeitos – 1

Casos descartados – 12

Casos monitorados – 211

Casos confirmados – 1

SANTA CATARINA:

Casos confirmados – 417

Óbito – 11

BRASIL:

Casos confirmados – 12.056 mil 

Óbitos – 553

MUNDO:

Óbitos – 73.917

Casos confirmados -1,3 milhão 

Pessoas curadas – 275.851 mil

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui