21.3 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

Vacinação contra a gripe

Data:

Vacinação contra a gripe
Timbó e Rodeio seguem com a vacinação de idosos nesta semana …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Foto: Divulgação

TIMBÓ – A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe neste ano, além de ter iniciado mais cedo, está priorizando dois grupos importantes – idosos e profissionais da Saúde – também está sendo feita em etapas devido à liberação das doses da vacina pelo Ministério da Saúde. De acordo com informações, a vacinação que teve início no dia 23 de março, teve algumas mudanças a partir de ontem, dia 6 de abril, no município de Timbó.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, desde ontem a vacinação contra a influenza para os idosos está sendo realizada em quatro locais específicos da cidade: nos bairros Araponguinhas, Capitais, Nações e Pomeranos. Também foi fixado um único horário de vacinação, que é das 13h30min às 16h. A Secretaria de Saúde do município informa que cerca de 90% dos idosos já se vacinaram.

- Publicidade -


Locais de vacinação

* Bairro Araponguinhas – Escola Nestor Margarida, localizada na rua Tupiniquim, n° 35;

* Bairro Capitais – UPE Jasmim, localizado na rua Luiz Adam, n° 181;

* Bairro Nações – Associação do Moradores, localizada na rua Inglaterra;

* Bairro Pomeranos – Escola Erwin Prade, localizada na rua Frederico Schumann, n° 209.

A Secretaria de Saúde do município, através do secretário, Alfredinho Berri, informa ainda que desde ontem, dia 6 de abril, a vacinação dos idosos e das pessoas impossibilitadas de locomoção acontece nas residências e seguirá o cronograma de agendamentos no decorrer dos próximos dias. Esse agendamento pode ser feito pelo telefone na unidade de Saúde mais próxima da sua residência ou, também, pelo e-mail: [email protected].


Rodeio

A Secretaria de Saúde do município de Rodeio também retomou a campanha de vacinação da gripe, no dia de ontem. De acordo com informações isso se deve em razão da Secretaria ter recebido novas doses da vacina. As vacinas estão sendo aplicadas nos grupos prioritários exclusivamente, pessoas acima de 60 anos e profissionais da Saúde. Os locais de vacinação são a Escola Santo Antônio no Centro e a Escola Senador Francisco Benjamin Gallotti no bairro Rodeio 12, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h15min e das 13h às 16h15min.


Importância da vacina

A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início no mês de março, e recebeu importantes recomendações da Secretaria de Saúde de Santa Catarina. Destaque para as medidas para evitar aglomerações de pessoas como forma de prevenção ao Coronavírus, e cada prefeitura adotou sua própria estratégia, fazendo a imunização em locais como domicílios, praças e escolas. A vacina contra a gripe não previne o Coronavírus, mas é importante para facilitar o diagnóstico de Covid-19, já que os sintomas das duas doenças são semelhantes. A campanha, que foi antecipada por causa da pandemia, vai até o dia 22 de maio. O Dia D será na data de 9 de maio.


Gripe

Em Santa Catarina, o público-alvo é de 2.271.314 pessoas e a meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário. O estado deverá disponibilizar 2.570.800 doses da vacina trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e vírus do tipo B. Uma das novidades deste ano é a inclusão de adultos de 55 a 59 anos nos grupos prioritários.


As etapas da campanha são:

 1ª fase – teve início no dia 23 de março: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde;

2ª fase – a partir de 16 de abril: professores, profissionais de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase – a partir de 9 de maio: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Orientações aos municípios:

Descentralizar a vacinação dos postos;

 Disponibilizar álcool em gel para uso dos profissionais da Saúde e da população, e máscaras para quem tiver algum sintoma gripal;

Orientar a população para que evite contato próximo enquanto aguarda na fila;

Estender o horário de atendimento para que não haja aglomeração de pessoas.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui