17 C
Timbó
domingo, 21 de abril de 2024

Dnit resgata animais às margens da BR-470/SC no Vale do Itajaí

Data:

Dois lagartos e uma cuíca foram devolvidos à natureza

No início deste mês de fevereiro, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizaram o resgate de uma mãe e um filhote de lagartos-teiú durante corte de árvores no km 64 da BR-470/SC, em Indaial, no lote 4 da duplicação. Também foi resgatada uma cuíca no km 40 da rodovia, no lote 2, em Gaspar.

Os animais são coletados, registrados e em seguida devolvidos à natureza em local próximo com as mesmas características do habitat desses bichinhos. O mesmo ocorre com algumas espécies de plantas, que são realocadas para novos ambientes a fim de minimizar e compensar o impacto ambiental da obra de duplicação da rodovia.

O resgate é feito pelo serviço de gestão ambiental da obra, que tem na frente de trabalho biólogos e técnicos de meio ambiente a fim de acompanhar a correta realização dos serviços ambientais, com cuidado com a fauna, flora, mananciais e ruídos.

Tanto os lagartos quanto a cuíca são inofensivos para os seres humanos e importantes no controle de insetos e pequenos animais, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema da região.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui