22.2 C
Timbó
quarta-feira, 29 de maio de 2024

Maio Amarelo: conscientização no trânsito

Data:

O movimento Maio Amarelo tem como objetivo conscientizão, educação e prevenção no trânsito. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária no ano de 2014, a principal proposta é a de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Neste mês de maio, os municípios de Timbó e Indaial vão realizar diversas ações educativas.

- Publicidade -

O município de Timbó iniciou no dia 5 de maio as ações do Maio Amarelo. E o primeiro evento alusivo atraiu um ótimo público, mais de 100 pessoas participaram do Passeio Ciclístico do Maio Amarelo.

Na manhã do domingo, dia 5 de maio, aconteceu mais uma edição do Passeio Ciclístico, que tradicionalmente abre a programação do Maio Amarelo na cidade, um mês de conscientização sobre o trânsito, promovida pela Prefeitura de Timbó, através da Secretaria de Planejamento e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

O passeio atraiu mais de 100 pessoas, que vieram com amigos e famílias curtir o percurso de cerca de 12 quilômetros. O objetivo do passeio é conscientizar sobre o papel de cada pessoa no trânsito, os locais corretos onde devem circular para sua segurança.

O Maio Amarelo é uma campanha de todos. O tema deste ano é “Paz no trânsito começa por você”. Ao longo do mês acontecem blitz educativas nas escolas de todo o município, nos horários de chegada dos estudantes, para uma conscientização dos pais sobre os locais corretos onde os veículos devem ser parados de forma segura.

Está previsto para ser feita a pintura de laços amarelos em locais onde ocorreram acidentes fatais de trânsito no município, como forma de sensibilizar condutores, pedestres e ciclistas. Neste ano, já foram computados seis óbitos no trânsito no município.

Indaial

A Prefeitura municipal de Indaial, por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Indaial (Demuttin) realiza na sexta-feira, dia 10 de maio, a solenidade de abertura do movimento Maio Amarelo. O evento está previsto para iniciar às 8h30min, defronte à Prefeitura municipal, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters.

Entre as ações programadas, acontece no dia 19 de maio o 4º passeio ciclístico. Com um percurso de sete quilômetros (km), o trajeto será feito pela área central. A largada acontece às 8 horas e a saída será defronte à Prefeitura municipal da cidade.

Para quem quiser participar, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia e local do evento. Serão entregues 100 camisas para os primeiros inscritos. No dia, haverá um ponto de arrecadação solidária de produtos de limpeza que serão destinados para a APAE.

Dando sequência com a programação, será realizada uma missa com o padre João Bachmann em homenagem às vítimas de acidente de trânsito em Indaial e região. A missa será no dia 26 de maio, às 8 horas, na Igreja Matriz Santa Inês.

A redação do Jornal do Médio Vale entrou em contato com a diretora de Trânsito de Indaial, Sheila Daiana Almeida, para saber se existe uma diminuição no número de acidentes no mês de maio. Conforme Sheila, o número de acidentes diminui dentro da cidade, mas um fato muda os dados, que é a BR 470. Onde frequentemente acontecem acidentes, inclusive com óbito.

O motorista deve dirigir com responsabilidade e atenção todos os dias do ano, de segunda a segunda-feira. Um trânsito para ser seguro só depende de nós.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui