23.1 C
Timbó
terça-feira, 16 de abril de 2024

Cresce número de profissionais registrados em carteira

Data:

Cresce número de profissionais registrados em carteira
O Brasil constata um aumento no número de profissionais contratados pelo regime da Consolidação d …

Cleiton Baumann

BRASÍLIA – Na contramão da crise financeira mundial, que abalou muitas empresas e gerou demissões em massa, o Brasil constata um aumento no número de profissionais contratados pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas, a CLT. De acordo com a pesquisa “A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros”, realizada entre março e abril deste ano, pela Catho Online, esses profissionais somam 79,5%, um percentual 11,6% maior que no ano de 2007, quando foi realizada a última análise sobre o assunto pela Catho Online.
O registro profissional também tem relação direta à função, idade e tipo de empresa em que atua o profissional. Quanto mais novos, em menor o nível de cargo e em empresas multinacionais, maiores as chances de se enquadrar na CLT. Para os respondentes de até 25 anos, 82,7% trabalham com o vínculo, que cai para 47,9% para profissionais acima dos 60 anos. Os cargos que possuem maior índice são os de professores universitários (94,9%), seguido dos operacionais (94,4%) e administrativos (94,2%).
Em multinacionais, 91,7% do quadro de funcionários são CLT, enquanto que, em empresas nacionais, respondem por 80%. “A pesquisa questionou o entrevistado sobre o vínculo empregatício em dois aspectos: tanto como contratante (se está contratando outros na CLT) como quanto profissional (se é registrado na CLT). Em ambos os casos percebe-se um aumento no registro formal em carteira”, afirma Adriano Meirinho, diretor de marketing da Catho Online. Esta pesquisa é realizada pela Catho Online, desde 1988.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui