26.4 C
Timbó
segunda-feira, 22 de abril de 2024

COB garante apoio à realização do Mundial de Handebol

Data:

COB garante apoio à realização do Mundial de Handebol
Presidente do Comitê Olímpico manifestou disposição de ajudar o Estado a buscar recursos finance …

PILO

Foto: by pilo

Rio de Janeiro – O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Artur Nuzman, garantiu, na quinta-feira (24), ao presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti, o apoio da entidade à realização do Campeonato Mundial de Handebol Feminino, que Santa Catarina sediará em parceria com o Paraná, de 2 a 18 de dezembro deste ano.
Borsatti esteve na sede do COB para participar de um seminário destinado a estabelecer parcerias com estados e municípios visando aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Borsatti pediu apoio do dirigente para a promoção do evento e foi prontamente atendido. Nuzman se colocou à disposição para auxiliar a Fesporte na obtenção de recursos financeiros junto ao governo federal e à iniciativa privada. “Nos conhecemos há 30 anos e o Nuzman colocou-se à disposição no que for necessário”, disse o presidente da Fesporte.
Uma série de projetos preparativos ao Rio 2016 foi apresentada pelo COB aos gestores esportivos que participaram do evento. Uma das principais propostas é o cadastramento e seleção de locais de treinamento pré-Jogos, que vai identificar instalações esportivas do país que atendam requisitos das federações internacionais visando à concentração e à aclimatação das delegações olímpicas e paraolímpicas. “O Brasil vai receber 11 mil atletas de 205 países para o Rio 2016 e a ideia é distribuir as delegações em pólos pelo país”, explicou Borsatti.
Na primeira quinzena de março, a Fesporte promoverá seminário semelhante em Florianópolis com gestores de esporte de federações olímpicas, de municípios, de universidades e de entidades para repassar as informações e os planos do COB e estimular a participação do Estado no processo olímpico.
Instituições esportivas municipais, estaduais e federais, instituições de ensino públicas e privadas, instituições militares, clubes esportivos particulares, empresas do ramo esportivo e outros que possuam instalações enquadradas nos requisitos técnicos poderão participar do processo. Os interessados podem se inscrever, à partir desta quinta-feira (24) até o dia 5 de abril, através do preenchimento online do formulário, disponível no site oficial Rio 2016: www.rio2016.com/treinamentoprejogos.
“O investimento pra receber essas delegações é um investimento para o futuro. A hora em que você faz um upgrade numa instalação você também qualifica os profissionais para usá-la depois e aí vem o legado para as cidades que se preparem para receber as delegações. Também tem a questão financeira porque a instalação vai cobrar pelos serviços que prestar.”, ressaltou Marcus Vinícius Freire, superintendente Executivo de Esportes do Comitê Olímpico
No dia 5 de maio, ocorrerá no Rio de Janeiro um novo seminário promovido pelo COB para orientar os responsáveis por potenciais de treinamento pré-Jogos quanto às próximas fases da escolha. A presença de representante da instalação pré-selecionada é pré-requisito para participação nas fases subsequentes do processo. A divulgação dos locais escolhidos para receber as delegações ocorrerá dia 13 de janeiro de 2012.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui